Comportamento / Tecnologia
  

UNICEF lança ação sobre uso seguro da internet por adolescentes

Durante o mês de agosto, serão divulgadas nas redes sociais vídeos e memes sobre privacidade, relacionamentos online, busca com segurança e preconceito e intolerância na rede

por ONU Brasil   publicado às 09:30 de 30/07/2015, modificado às 09:31 de 30/07/2015

Foi lançada, na última terça-feira (28), em uma coletiva de imprensa em São Paulo, a ação "Internet Sem Vacilo", criada para incentivar uma atitude positiva dos adolescentes e jovens no uso da rede mundial de computadores.

 

A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a empresa Google e a organização não governamental Safernet e faz parte das celebrações dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante o mês de agosto, serão divulgadas nas redes sociais do UNICEF vídeos e memes sobre cinco temas: cyberbullying (humilhação, ofensa e ameaça por meio da Internet) e sexting (troca de mensagens e imagens íntimas); privacidade; amizade e relacionamentos online; busca com segurança e preconceito e intolerância na rede.

Meme Internet Sem Vacilo

As peças da campanha contam com a participação de JoutJout e Pyong Lee, youtubers conhecidos do público juvenil.

Como parte da ação, também foi lançado um concurso de vídeos e memes sobre esses cinco temas. Os vencedores vão conhecer a sede do Google Brasil em São Paulo e gravar um vídeo no YouTube Space, também em São Paulo.

O UNICEF também promoverá uma capacitação em segurança na internet para 100 adolescentes que atuarão como mobilizadores em parceria com a SaferNet Brasil.

Pesquisa 
Na mesma coletiva de imprensa, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os resultados da pesquisa anual realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), entidade que integra o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes.

A pesquisa, chamada TIC Kids Online Brasil, tem como fundamento a metodologia da rede europeia EU Kids Online, liderada pela London School of Economics. Foram entrevistados 2.105 crianças e adolescentes usuários de Internet com idades entre 9 e 17 anos em todo o território nacional. Foram abordadas questões como perfil desses usuários, frequência de uso da Internet, equipamentos utilizados, local de acesso e principais atividades realizadas.

Confira alguns dados do perfil dos jovens usuários de Internet no Brasil:

81% acessam a Internet todos os dias ou quase todos os dias;
82% utilizam celular para acessar a rede (em 2013 eram 53%);
56% utilizam computador de mesa/PC para acessar a rede (em 2013 eram 71%);
68% utilizaram Internet para trabalhos escolares no último mês que antecede a pesquisa;
79% possuem perfil próprio em redes sociais.

Para acessar as tabelas de resultados da TIC Kids Online Brasil 2014 na íntegra visite http://cetic.br/pesquisa/kids-online.

Tags:

internet, Segurança, crianças, adolescentes, relacionamentos, privacidade, cyberbullying, tic kids, sexting