Meio-ambiente / Tecnologia
  

Google Street View vai medir a qualidade do ar que respiramos

Em parceria com uma empresa especializada em tecnologias ambientais, a gigante da internet vai equipar seus carros com sensores que monitoram a poluição atmosférica

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 09:22 de 31/07/2015, modificado às 09:25 de 31/07/2015

Conhecido por permitir a exploração dos mais diversos lugares do mundo através de imagens panorâmicas, o Google Street View agora vai medir a qualidade do ar que respiramos nas cidades. Recentemente, o Google fechou uma parceria com a Aclima, uma empresa americana que desenvolve tecnologias ambientais, para equipar seus carros com sensores capazes de monitorar a concentração de poluição na atmosfera.

Os primeiros testes pilotos já começaram e contam com apoio da Nasa e da Agência Espacial Americana (EPA). Foto: Aclima/Divulgação

A investida abre caminho para a geração de mapas de alta resolução sobre a qualidade do ar nas cidades e promete aumentar o entendimento sobre o fluxo dos principais poluentes em nível local.

Os primeiros testes pilotos já começaram e contam com apoio da Nasa e da Agência Espacial Americana (EPA).

Expansão do projeto
Durante todo o mês de junho, três carros do Street View percorreram a cidade de Denver, no Colorado, medindo as concentrações de monóxido de carbono, dióxido de azoto, ozônio, dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis (COVs) — poluentes atmosféricos que podem afetar a saúde humana ou induzir alterações climáticas.

Nas próximas semanas, a Aclima e o Google vão expandir o mapeamento do ar para a cidade de São Francisco e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações referentes a essa nova ferramenta ambiental.

Assista ao vídeo do anúncio do projeto (em inglês):
 
 
Tags:

monitoramento, google, poluição atmosférica, ar, aclima, street view