Sociedade / Comportamento
  

Maior comunidade terapêutica da América Latina recebe representante do PNUD

Fundada em 1983, a Fazenda da Esperança promove a recuperação de dependentes químicos com base na convivência comunitária, no trabalho e na espiritualidade

por ONU Brasil   publicado às 08:48 de 01/09/2015, modificado às 08:48 de 01/09/2015

Na quarta-feira (26), o coordenador-residente da ONU Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek, visitou uma unidade da Fazenda da Esperança localizada em Alhandra, na Paraíba. Na ocasião, o representante recebeu o título de Embaixador da Esperança e pontuou os avanços brasileiros quanto aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Jorge Chediek foi homenageado com o título de Embaixador da Esperança em visita à Fazenda Esperança, na Paraíba. Foto: Nalva Figueiredo/Fundação Solidariedade

Fazenda Esperança é uma comunidade terapêutica considerada o maior projeto de atuação no tratamento de dependência química na América Latina. Fundada em 1983 pelo frei Hans Stapel, com a ajuda de Nelson Giovanelli, frequentador de sua paróquia em Guaratinguetá (SP), a comunidade articula convivência comunitária, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade como elementos fundamentais para a reabilitação.

“Agradeço pelo reconhecimento e título de Embaixador da Esperança, porém acredito que todos nós somos e devemos ser embaixadores de esperança. Cada um com sua contribuição, conhecimento e ideias, mudando o nosso mundo um dia após o outro”, disse Chediek sobre a honraria cedida àqueles que atuam na criação de um mundo melhor.

Em sua trajetória no PNUD Brasil, desde 2010, Chediek observou a grande importância do Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, tanto em esfera nacional, conseguindo alcançar quase todos os objetivos estipulados, quanto em esfera mundial, impulsionando a divulgação das metas pelo planeta.

O representante da ONU atribui essas conquistas ao engajamento das altas lideranças do país, federais, estaduais, locais e da sociedade civil, além da participação do setor privado. A criatividade na procura de soluções, bem como o esforço na elaboração de métodos e aplicação dos mesmos, também foram ressaltados pelo coordenador-residente como elementos fundamentais para a grande melhora dos índices brasileiros no Atlas do Desenvolvimento Humano.

Chediek também destacou o papel de liderança do Brasil, consagrado pela organização da Conferência Rio+20, como de grande importância na elaboração da nova agenda de desenvolvimento da ONU, a ser adotada no final de setembro em Nova Iorque. Com o fim do prazo para o cumprimento dos ODM, serão apresentados os desafios pós-2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Tags:

onu, drogas, recuperação, fazenda da esperança, pnud, nações unidas, guaratinguetá, nelson giovanelli, comunidade terapêutica, frei hans, dependentes químicos