Sociedade / Religião
  

Fratelli tutti inspira temática da CF 2024

PASTORAL “Fraternidade e amizade social” e “Vós sois todos irmãos e irmãs” são, respectivamente, tema e lema da Campanha da Fraternidade deste ano

por Luís Henrique Marques   publicado às 00:00 de 21/02/2024, modificado às 17:52 de 21/02/2024

O TEMA e o lema da Campanha da Fraternidade (CF) 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença à vida em sociedade em nosso país e no mundo. Segundo o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi assim que o bispo-auxiliar da arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, justificou a escolha do tema “Fraternidade e amizade social” e do lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) para a CF deste ano. 

Definida em novembro de 2022 pelo Conselho Permanente da CNBB, essa temática se inspira na carta encíclica Fratelli tutti, do papa Francisco. Nesse sentido, a Campanha, dentro do caminho penitencial da Igreja – especialmente celebrado durante o período da Quaresma –, propõe um convite à conversão à amizade social e ao reconhecimento da Vontade de Deus, segundo a qual todos somos irmãs e irmãos. 

Sobre o conceito de amizade social, afirma o Papa na Fratelli tutti: “O amor que se estende para além das fronteiras está na base daquilo que chamamos ‘amizade social’ em cada cidade ou em cada país. Se for genuína, esta amizade social dentro de uma sociedade é condição para possibilitar uma verdadeira abertura universal”. E continua: “Não se trata daquele falso universalismo de quem precisa de viajar constantemente, porque não suporta nem ama o próprio povo. Quem olha para a sua gente com desprezo estabelece na própria sociedade categorias de primeira e segunda classe, de pessoas com mais ou menos dignidade e direitos. Deste modo, nega que haja espaço para todos”.

Cartaz

Criado pelos jovens Samuel Sales e Wanderley Santana, o cartaz da CF 2024 apresenta o cenário da comunidade eclesial como uma casa, espaço onde os familiares e amigos são acolhidos e há a partilha de alimento e vida. Segundo a ilustração central do cartaz, ao redor da mesa encontram-se pessoas de diferentes etnias, idades, condição social etc. Essa cena é uma representação do sacramento da amizade de Deus com a humanidade. 

Chama ainda a atenção na ilustração central do cartaz a presença do próprio papa Francisco, com a sua bengala. Essa imagem expressa o fato de que o Pontífice, além de assumir as suas limitações, propõe a amizade social por meio da Fratelli tutti. Desse modo, ele mostra o caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos. 

Por fim, a mesma ilustração expressa que o maior símbolo da comunidade é a celebração da fé ao redor da mesa, com pão, vinho e fraternidade. São elementos dessa imagem também: alimentos típicos da dieta mediterrânea, os quais recordam as refeições de Jesus, e as janelas abertas, que representam a postura de abertura da Igreja aos desafios do mundo de hoje.   

Por Luís Henrique Marques1

1) Com informações da CNBB. 

 
Tags:

campanha da fraternidade