Tecnologia
  

Copa do Mundo de robótica chega aos últimos dias de competição na Paraíba

Acontecendo pela primeira vez na América Latina, RoboCup estimula desenvolvimento de tecnologias para auxiliar tarefas humanas

por Assessoria RoboCup 2014*   publicado às 11:32 de 23/07/2014, modificado às 11:35 de 23/07/2014

Copa do Mundo de Robótica reúne 45 países em diferentes disputas na Paraíba. Foto: Valdecir Becker/RoboCop/UFPB

Em 2050, um time de futebol composto por robôs humanoides e totalmente autônomos jogará contra o time de humanos vencedor da Copa do Mundo da FIFA. E mais: ganhará. Isso ainda pode soar como ficção científica, mas para os quatro mil engenheiros e cientistas de 45 países que participam da RoboCup 2014, trata-se apenas de uma questão de tempo.

Considerado o maior evento de robótica do mundo, o RoboCup está acontecendo desde o dia 19 em João Pessoa. O encerramento do evento será no dia 25, quando será anunciado o vencedor. Durante os seis dias de competição, robôs totalmente independentes e livres de controles remotos disputarão um campeonato de futebol, em times representados por universidades selecionadas pelos países participantes.

Foto: Valdecir Becker/RoboCop/UFPB

Os robôs obedecem as mesmas regras de um jogo de futebol convencional, com dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral – um grande desafio técnico. Os jogos são observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias. A equipe vencedora da categoria humanoide AdultSize ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup.

Além das disputas de futebol, haverá competições em categorias como a Rescue, onde serão apresentados robôs projetados para substituir humanos em arriscadas situações de resgate. No acidente nuclear de Fukushima, ocorrido em março 2011, por exemplo, foram utilizados robôs desenvolvidos na RoboCup. Nesta categoria, os representantes brasileiros foram os campeões da última edição.

Foto: Valdecir Becker/RoboCop/UFPB

A programação ainda conta com oficinas de robótica direcionadas a professores da rede pública de ensino para mostrar como robôs podem ser usados em sala de aula de forma lúdica, para ensinar e despertar os alunos para a ciência. No último dia do evento (25), um simpósio encerrará as atividades com apresentações de trabalhos acadêmicos de pesquisa de ponta e uma palestra do cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do MIT e fundador da iRobot.

Organização

A RoboCup 2014 é organizada por professores voluntários do mundo todo desde 1997, quando o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov foi derrotado, numa revanche, pelo supercomputador Deep Blue, da IBM. Desde então, anualmente, grandes pesquisadores e os melhores computadores se reúnem num grande desafio de Inteligência Artificial.

A RoboCup acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, no país sede do evento da FIFA. Esta é a primeira edição da copa em um país da América do Sul.

*Texto original editado pela Cidade Nova

 

Tags:

Copa do Mundo, estudantes, desenvolvimento tecnológico, robôs