Arte
  

Exibição de filmes e palestras gratuitas movimentam festival de cinema em Paulínia

Evento reúne celebridades nacionais e internacionais para diálogos com o público, além de competição de curta-metragens

por Flávia Albuquerque - Agência Brasil*   publicado às 09:01 de 25/07/2014

Evento acontecerá no Theatro Municipal de Paulínia. Foto: Wikipedia/Reprodução

Os amantes do cinema tem até domingo (27) para conferir a sexta edição do Paulínia Film Festival, no interior de São Paulo. Entre as atrações especiais do festival está a presença de Danny Glover e Michael Madsen, astros de Hollywood, que vão encontrar o público para um debate aberto e gratuito sobre os seus trabalhos. Eles deixam a marca das mãos na Calçada da Fama do Polo de Paulínia, junto com o produtor e cineasta Frederico Lapenda.

Atores brasileiros apresentam as atrações do cinema nacional e internacional. Entre as produções estrangeiras, estão O Samba, de Georges Gachot; As Férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard; A Pedra de Paciência, de Atiq Rahimi (França, Alemanha, Afeganistão); Paraíso, de Mariana Chenillo (México); Geronimo, de Tony Gatlif; O Casamento de May, de Cherien Dabis. Para encerrar o evento acontece a apresentação de Bem-Vindo a Nova York, de Abel Ferrara, com presença do diretor e de elenco.

Além da mostra competitiva, o Paulínia Film Festival vai exibir seis filmes infantojuvenis com entrada franca. Entre os destaques, Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein (Brasil); A Guerra dos Botões, de Yann Samuell (França) e Amazônia, de Thierry Ragobert (Brasil, França).

O canadense Jack Lenz, o israelense Effi Wizen e o nicaraguense Carlos Arguello, especialistas em som e efeitos especiais de Hollywood, darão palestra sobre seus trabalhos, mostrando trechos dos filmes com os quais colaboraram. As palestras ocorrem no Auditório Stop Motion do Polo de Paulínia, com entrada gratuita.

Nos seminários Roteiro em Questão, promovidos pela Autores de Cinema, os roteiristas Di Moretti, Carô Ziskind e Melanie Dimantas analisarão roteiros dos longas brasileiros exibidos no festival. Os encontros acontecem no Theatro Municipal Paulo Gracindo.

Tags:

Cinema, festival, curta-metragens, hollywood