Sociedade / Política
  

Organizações da sociedade civil mobilizam-se em torno do Pacto pela Juventude 2014

A iniciativa visa conquistar o compromisso de candidatos com políticas públicas de juventude que garantam direitos como educação, trabalho, saúde, cultura e lazer

por Redação   publicado às 18:13 de 11/09/2014, modificado às 18:21 de 11/09/2014

No embalo das eleições 2014, organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional da Juventude estão se mobilizando em todo o país para conquistar a adesão dos candidatos ao "Pacto pela Juventude 2014".  Voltada neste ano aos governos federal e estaduais, bem como aos senadores e deputados estaduais e federais, a iniciativa visa garantir que os políticos se comprometam com as políticas públicas de juventude.

Foto: Divulgação

As mobilizações realizadas em 2008, 2010 e 2012 possibilitaram a inserção do compromisso com os direitos de juventude em muitos mandatos, além de estabelecer um instrumento de controle social. Neste ano, o Pacto articula-se em torno de dez eixos de direitos: participação e democracia; enfrentamento da violência; institucionalização das Políticas Públicas de Juventude; garantia de educação de qualidade; política de trabalho decente; saúde integral; direito à comunicação; acesso à cultura, esporte e lazer; garantia do território; e estímulo à pesquisa.

A campanha para a assinatura do Pacto pela Juventude 2014 será realizada através de eventos públicos em que as propostas serão apresentadas aos candidatos, que poderão assinar um documento comprometendo-se publicamente com elas. Aqueles que assinarem terão seus nomes publicados no site e nas redes sociais da campanha. 

Tags:

juventude, sociedade civil, movimentos sociais, políticas públicas, pacto pela juventude 2014, conselho nacional da juventude