Sociedade / Cinema
  

Documentário retrata o drama de refugiados na América Latina

ACNUR, TV Brasil Internacional e Centro Universitário IESB promoveram na última quinta (20), o pré-lançamento do filme “A Saída é a Fuga”. A estreia nacional será no dia 30 de novembro

por ONU Brasil   publicado às 13:11 de 21/11/2014, modificado às 13:11 de 21/11/2014

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a TV Brasil Internacional e o Centro Universitário IESB promoveram na última quinta-feira (20), às 19h30, o pré-lançamento do documentário “Refugiados na América Latina – A Saída é a Fuga”. O filme mostra de onde vêm, quem são e como vivem os refugiados em diversos países latino-americanos. 

Documentário "Refugiados na América Latina - A Saída é a Fuga", produção da TV Brasil Internacional, mostra de onde vêm; quem são e como vivem refugiados em países latino-americanos. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após a exibição, houve um debate com a participação de representantes do ACNUR, TV Brasil Internacional e Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). O documentário aborda os principais desafios da proteção de refugiados, na América Latina, e outras populações deslocadas pela violência – vindos, inclusive, de outras regiões do mundo. A estreia nacional está marcada para o dia 30 de novembro, às 23h, com transmissão simultânea pela TV Brasil e TV Brasil Internacional, emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O lançamento do documentário “A Saída é a Fuga” coincide com a conclusão do processo Cartagena+30 – um amplo exercício de consulta e negociações entre governos da América Latina e do Caribe em torno de medidas para fortalecer a proteção de refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas e deslocados internos na região.

O processo de Cartagena+30 – uma referência aos 30 anos da Declaração de Cartagena sobre Refugiados – será encerrado em Brasília, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, com uma reunião ministerial que contará com a participação de ministros de toda América Latina e Caribe. Na ocasião, será adotado um Plano de Ação com medidas de proteção a refugiados e apátridas para os próximos dez anos.

Sinopse de “A Saída é a Fuga”

Apesar da aparente tranquilidade em que vive, a América Latina convive com fenômenos perturbadores. Na Colômbia, os 50 anos de conflito interno já forçaram o deslocamento de mais de seis milhões de pessoas em busca de segurança. Em Honduras, Guatemala e El Salvador, grupos armados, ligados ao tráfico internacional de drogas, afastam a população local de seus países de origem.

Paralelamente, a América Latina tornou-se destino de vítimas de conflitos, guerras e perseguições que ocorrem em outros continentes. Sírios, congoleses e sudaneses, entre muitas outras nacionalidades, buscam os países da região para reconstruir suas vidas.

Essa é a complexa realidade retratada no documentário “A Saída é a Fuga”. Com relatos emocionantes, de violência e fuga pela sobrevivência, o filme conta a história de famílias refugiadas em cidades do México, Nicarágua, Equador e Brasil.

Tags:

américa latina, refugiados, a saída é a fuga