Sociedade / Política
  

Jovens participam de fórum da ONU de olho na agenda de desenvolvimento pós-2015

Provenientes de mais de mil organizações do mundo todo, eles se reuniram na sede da ONU em Nova York para discutir a nova agenda global de desenvolvimento

por ONU Brasil   publicado às 08:55 de 04/06/2014

Jovens de mais de mil organizações se reuniram na sede da ONU em Nova York para discutir a nova agenda global que sucederá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre segunda (2) e terça-feira (3), no Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC). 

“Cerca de 1,8 bilhão de adolescentes e jovens em todo o mundo enfrentam desafios únicos para garantir educação de qualidade, saúde básica e empregos decentes, além dos desafios globais, como as alterações climáticas”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Durante a Rio+20, sociedade Civil e jovens pediram a líderes globais que garantam resultados efetivos após Conferência no Rio. Protesto ocorreu no Riocentro. Foto: UNIC Rio/Vitor Brunoro

De acordo com a ONU, metade da população mundial tem idade inferior a 25 anos e as metas específicas voltadas para a juventude devem ser integradas em qualquer estrutura de desenvolvimento futuro.

“Isto é sobre o seu futuro, por isso deve ser a sua agenda”, disse o secretário-geral. “Há um mundo de necessidade lá fora, mas também um mundo de oportunidades. Assim, os exorto a continuar fazendo sua parte. Continue mostrando sua liderança como cidadãos globais”, acrescentou.

A empregabilidade foi a área destacada pelos jovens para que os líderes mundiais se concentrem em busca de soluções. Segundo a ONU, cerca de 75 milhões de jovens estão desempregados, enquanto mais de 600 milhões de empregos precisam ser gerados globalmente no tempo estimado da nova agenda de desenvolvimento pós-2015.

Convocados por agências da ONU e parceiros, mais de 1,2 milhão de jovens do mundo inteiro votaram na pesquisa “Meu Mundo 2015” e expressaram suas principais preocupações sobre o futuro. Ontem (3), durante o evento, os delegados do Fórum da Juventude entregaram o documento “Chamada da Juventude Global” para os países-membros e ao enviado do secretário-geral da ONU para a Juventude, Ahmad Alhendawi, destacando as áreas de maior preocupação para eles.

Tags:

onu, educação, saúde, Fraternidade, mudanças climáticas, desenvolvimento, juventude, emprego