Meio-ambiente / Sustentabilidade
  

Turismo sustentável é ‘ferramenta poderosa’ para proteger biodiversidade, diz UNESCO

Em mensagem para o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, a chefe da organização, Irina Bokova, elogiou iniciativas de ecoturismo desenvolvidas no Brasil

por ONU Brasil   publicado às 14:10 de 24/05/2017, modificado às 14:11 de 24/05/2017

Em mensagem para o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, lembrado na segunda-feira (22), a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, defendeu o turismo sustentável como “ferramenta poderosa” para proteger ecossistemas e preservá-los para as gerações futuras. “Biodiversidade é vida”, ressaltou a chefe da agência da ONU, que lembrou como o organismo tem apoiado iniciativas em prol da conservação do meio ambiente.

Mata Atlântica no Rio de Janeiro. Foto: Rodrigo Soldon (CC)

“Temos apoiado o treinamento de guias de ecoturismo para jovens na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Brasil. Na Bielorrússia, programas de turismo com base na natureza foram adaptados para atividades tais como observação de pássaros e canoagem, em cooperação com a Reserva da Biosfera de Vosges du Nord, na França”, explicou Bokova.

A dirigente afirmou ainda que a preservação da biodiversidade é também uma fonte verde de crescimento econômico e de oportunidades de trabalho. “O Programa O Homem e a Biosfera da UNESCO, como a iniciativa Destinos da Biosfera, reúne destinos e certificados verdes, bem como formas de turismo certificadas, mostrando também um aumento da taxa de emprego de quase 70% em Portugal”, disse.

A UNESCO conta com o Programa do Patrimônio Mundial para o Turismo Sustentável, iniciativa criada para fortalecer políticas e marcos de ação de seus Estados-membros. Recentemente, várias oficinas de capacitação foram realizadas em quatro sítios prioritários do Patrimônio Mundial em Lesoto, Malaui, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

“Precisamos juntar forças e encontrar novas formas para proteger e promover a biodiversidade como um patrimônio compartilhado e uma condição para um futuro sustentável para todos”, enfatizou Bokova, que acrescentou que a preservação da multiplicidade de espécies no mundo é “condição fundamental para ecossistemas resilientes”.

Tags:

sustentabilidade, unesco, turismo sustentável