Meio-ambiente / Sustentabilidade
  

Bahia lidera em número de cidades que aderiram a projeto de energia solar

Estado participa de projeto que pretende envolver 20 cidades até 2015 na instalação de 50 painéis fotovoltaicos em residências

por EcoDesenvolvimento   publicado às 09:04 de 16/07/2014

Microgerador do Projeto Tamar será contabilizado para a meta de Mata de São João (BA). Foto: Tamar/Divulgação

Além de ter levado uma goleada recente da Alemanha por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo, o Brasil também tem perdido feio para os germânicos quando o assunto é energia solar. Uma das iniciativas que ajudaram os europeus a se tornarem referência no tema foi o projeto "1000 telhados", na qual a população foi estimulada a instalar os painéis fotovoltaicos nas residências.

Para tentar igualar esse jogo, o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), situado em Florianópolis, assumiu em 2013 o Projeto 50 Telhados, cuja intenção é incentivar a participação de pelo menos 20 cidades até 2015.

A boa notícia para o Brasil é que o projeto alcançou recentemente a adesão de dez novas cidades, alcançando 29 municípios - sete a mais do que a meta estabelecida para 2014. São eles: Chapada dos Guimarães (MT); Salvador (BA); Lauro de Freitas (BA); Camaçari (BA); Feira de Santana (BA); Mata de São João (BA); Lençóis (BA), Cairu (BA), Novo Hamburgo (RS) e Porto Alegre (RS).

Pelo projeto, cada cidade precisa ter pelo menos 50 telhados fotovoltaicos em 24 meses (ou 100 kWp de potência total), instalados por empresas participantes. A execução das instalações nesses municípios ficará a cargo das empresas SonnenBauhaus, na Chapada dos Guimarães, Axitec, nos municípios baianos, e Energia Própria, nas cidades gaúchas. "Em seis meses, o Instituto Ideal superou a meta de cidades que tinha para o ano", comemora Paula Scheidt, gerente de projetos do Instituto Ideal. Com as novas integrantes, o estado da Bahia conquista o maior número de participantes do 50 telhados, com sete cidades, sendo seguido pelo Rio Grande do Sul, com cinco municípios.
 
Como participar
 
Qualquer empresa de engenharia e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pode participar como empresa executora. Basta atender a alguns critérios e conseguir a aprovação do Ideal. Instituições públicas e prefeituras também podem contribuir, reforçando o apoio ao projeto em canais de comunicação com os cidadãos, por exemplo.
Essas cidades se tornariam referência nacional na utilização de energia oriunda do sol, matéria-prima livre e inesgotável. Com tal ação, entre os anos 2014 e 2015 o Brasil teria instalado o equivalente ao projeto alemão “1000 telhados”.
 
Mais informações no site do projeto.
Tags:

energia solar, bahia, projeto, telhado fotovoltaico, 50 telhados