Tecnologia / Sustentabilidade
  

Carregador solar de celular também funciona como luminária

Para carregá-lo, basta deixá-lo exposto à luz do sol ao lado de uma janela. Os criadores garantem que mesmo em dias chuvosos e nublados o aparelho é carregado de forma eficiente

por EcoDesenvolvimento   publicado às 16:42 de 04/09/2014, modificado às 01:13 de 12/11/2014

Carregar celulares e gadgets com energia solar já não é novidade, mas um novo aparelho promete tornar essa possibilidade ainda mais verde. Chamado de Waka Waka, ele capta e armazena energia solar e, quando plugado a um smartphone, tablet ou MP3, funciona como um carregador. O Waka Waka é compatível com a maioria das marcas de dispositivos móveis, é pequeno e fácil de ser transportado.

Chamado de Waka Waka, ele capta e armazena energia solar e, quando plugado a um smartphone, tablet ou MP3, funciona como um carregador. Foto: Divulgação

Para carregá-lo, basta deixá-lo exposto à luz do sol ao lado de uma janela. Os criadores garantem que mesmo em dias chuvosos e nublados o aparelho é carregado de forma eficiente.

O aparelho possui luzes de LED para o usuário acompanhar seu funcionamento. A luz vermelha indica que a bateria está sendo carregada através da energia solar e a luz verde mostra o quanto a bateria está cheia.

Um Waka Waka com 100% de bateria, é capaz de carregar a bateria do telefone completamente e ainda sobraria energia correspondente a 10 horas de iluminação.

Um grande diferencial do Waka Waka em relação a outros carregadores de energia solar disponíveis no mercado, segundo seus idealizadores, é que ele pode ser usado para iluminação, sendo uma alternativa em caso de quedas de energia, blackouts e outras emergências.

Eficiência

Um Waka Waka com 100% de bateria, é capaz de carregar a bateria do telefone completamente e ainda sobraria energia correspondente a 10 horas de iluminação. Se usado apenas para iluminar o ambiente, um ciclo inteiro de bateria dura 40 horas. É ideal para ser usado em acampamentos e para auxiliar em alguns esportes ao ar livre.

Os criadores consideram o produto uma boa alternativa para regiões sem energia elétrica, uma vez que a energia solar é naturalmente e amplamente disponível e não exige custos adicionais.

O produto foi financiado com sucesso pela plataforma Kickstarter e já pode ser adquirido por meio do site oficial.

Confira no vídeo (em inglês) o co-criador Camille van Gestel explicando melhor sobre como o produto funciona:

 

 

 
Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.
Tags:

smartphone, energia solar, luz, carregador, celular, luminária, lanterna