Sociedade / Religião
  

ONU promove debate sobre tolerância e reconciliação

Os 193 Estados-membros e diversos líderes religiosos, entre eles Maria Voce, dos Focolares, participarão do debate de Alto Nível na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque

por Serviço de Informação dos Focolares   publicado às 11:12 de 20/04/2015, modificado às 11:12 de 20/04/2015

Nos dias 21 e 22 de abril a Assembléia Geral da ONU promove um debate sobre questões ligadas à "Promoção da tolerância e da reconciliação: favorecendo sociedades pacíficas e contrastando o extremismo violento". O Debate de Alto Nível, no Palácio de Vidro de Nova York, será realizado por iniciativa do Presidente da Assembléia Geral, Sam Kutesa, do Secretário Geral, Ban Ki-moon, e do Representante da Aliança das Civilizações, Nassir Abdulaziz Al-Nasser. Participarão os 193 Estados Membros e diversos líderes religiosos que foram convidados. Entre estes, a presidente dos Focolares, Maria Voce.

O Debate de Alto Nível, no Palácio de Vidro de Nova York, será realizado por iniciativa do Presidente da Assembléia Geral, Sam Kutesa, do Secretário Geral, Ban Ki-moon, e do Representante da Aliança das Civilizações, Nassir Abdulaziz Al-Nasser. Foto: Divulgação

O primeiro dia dos trabalhos prevê discursos e um amplo diálogo entre os representantes dos Estados-membros. O segundo dia será centralizado nas potencialidades da dimensão religiosa, com a contribuição dos líderes religiosos sobre o papel dos grupos e comunidades na promoção da tolerância perante as diversidades, no apoio à liberdade de expressão e dos direitos humanos, na consolidação de instituições e práxis sociais e políticas fundamentadas no pluralismo e na cooperação para o bem comum.

Maria Voce foi convidada a participar como relatora na mesa-redonda interativa do segundo dia. Ela será acompanhada por Ermanno Perotti, jovem italiano de Rieti, que atualmente está fazendo um mestrado em Desenvolvimento Econômico. Maria Voce sugeriu a participação de um jovem porque isso está “em consonância com o trabalho que o Movimento dos Focolares faz em unidade entre as diferentes gerações, enraizado no presente e mirando o futuro.”

A mesa-redonda interativa contará também com a participação, como relatores, de Abdallah bin Bayyah, presidente do Forum for Peace in Muslim Societies, David Rosen, diretor internacional dos Negócios Inter-religiosos do American Jewish Committee, H. H. Samdech Tep Vong, Patriarca do Reino de Camboja, Beatriz Schulthess, presidente do Indigenous Peoples Ancestral Spiritual Council, Bhai Sahib Mohinder Singh, presidente do Guru Nank Nishkam Sewak Jatha. A moderadora será a jornalista da BBC, Laura Trevelyan.

O objetivo do debate é o de identificar estratégias destinadas a promover sociedades pacíficas e inclusivas, como radicais alternativas às forças que nutrem o extremismo violento. Os resultados do debate serão integrados nos conteúdos da agenda para o desenvolvimento pós 2015 – que os Estados-membros das Nações Unidas e outros protagonistas internacionais deverão formular – na qual os temas da tolerância e da reconciliação assumirão um papel crucial.

Tags:

onu, Focolares, paz, debate, diálogo, reconciliação, nações unidas, tolerância, religiões