Sociedade / Política
  

Jovens discutem propostas para suas comunidades no Rio de Janeiro

No Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes eles debateram como garantir o direito à educação, saúde, cultura e segurança no seu dia a dia

por ONU Brasil   publicado às 08:15 de 21/07/2015

Adolescentes e jovens moradores da Rocinha, do Vidigal, de Vila Canoas e comunidades vizinhas participaram, na última sexta-feria (17), do Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos, na Zona Sul do Rio de Janeiro para debater como garantir o direito à educação, saúde, cultura, segurança, no dia a dia de suas comunidades.

Jovens são 11% da população do Brasil. Foto: Carol Garcia/AGECOM

“Nesta semana, celebramos os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Temos muitos avanços a comemorar, mas as desigualdades dentro da cidade ainda são um desafio. Por isso, ficamos muito animados em ver mais um Fórum acontecendo, pois é essencial garantir espaços permanentes de participação dos adolescentes. Eles têm o que dizer e precisam ser ouvidos. A cidade toda sai ganhando”, afirmou a coordenadora nacional da Plataforma dos Centros Urbanos do UNICEF no Brasil, Luciana Phebo.

Estimular e fortalecer a participação dos próprios adolescentes e jovens no debate e implementação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência é uma das estratégias da Plataforma dos Centros Urbanos. A proposta é contribuir com espaços permanentes de diálogo dos próprios jovens e adolescentes com os serviços públicos, nos territórios onde vivem.

O Fórum faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), uma iniciativa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para reduzir as desigualdades que afetam a vida de meninas e meninos na cidade.

Tags:

jovens, educação, unicef, saúde, Segurança, adolescentes, direitos, comunidades, debate, diálogo, transformação social, serviços públicos