Sustentabilidade / Educação
  

Publicitários criam jogos ambientais para crianças em situação de risco

Eduardo Melo e Luma Pinto desenvolveram o projeto em uma ONG de Cusco, no Peru, como parte do programa de voluntariado itinerante "Bem Trilhado"

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 08:00 de 06/02/2016

O casal de publicitários Eduardo Melo e Luma Pinto, como parte do projeto de voluntariado itinerante Bem Trilhado, chegou à cidade de Cusco, no Peru. Lá, visitaram a Qosqo Maki, uma instituição que realiza atividades com crianças e adolescentes em situação de rua.

Eduardo Melo e Luma Pinto criaram jogos de educação ambiental para uma ONG de Cusco, no Peru, como parte do programa de voluntariado itinerante "Bem Trilhado". Foto: Divulgação

Em uma conversa rápida, ficaram sabendo de um projeto educacional de energia renovável/sustentabilidade para o qual era necessário criar dinâmicas de difusão do tema, aproximando-o do universo dos adolescentes.

A partir daí, os viajantes decidiram apoiar o projeto por meio da criação do jogo intitulado “Sobrevivência Ambiental” – inspirado na dinâmica do “Super Trunfo”.

A ideia é possibilitar um contato com o assunto de maneira leve e descontraída. Cartas com pontuação ruim levam nomes de efeitos negativos ocasionados pela ação humana, como poluição, desperdício ou desmatamento. “Queremos que eles detestem sair com essas cartas e, assim, guardem um registro negativo desses atentados ambientais” , brinca Eduardo.

Para Luma, não existe maneira melhor de aprender do que brincando. “Cada carta leva pontuações específicas, além de um pequeno texto explicativo para que possam ir se familiarizando. Acreditamos que com o tempo dominem o tema.”

Para complementar, criaram também um jogo de tabuleiro em que as atitudes ambientais positivas fazem o competidor avançar casas adicionais, enquanto crimes ambientais o fazem retornar. Os protótipos dos jogos já estão em fase de testes na biblioteca da instituição.

A própria organização já implementou algumas medidas de energia limpa, como a instalação de painéis solares – ainda em andamento.

Os jovens publicitários seguem viagem para a Bolívia e todo o percurso do projeto pode ser acompanhado através da fanpage oficial.

Tags:

Conscientização, Peru, educação ambiental, jogo, super trunfo, cusco