Sociedade / Educação
  

5 atitudes pela educação

Com vistas a envolver a família, a escola e a comunidade na educação de crianças e adolescentes, o movimento Todos pela Educação acaba de lançar uma campanha nas redes sociais

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 15:31 de 15/10/2014, modificado às 01:13 de 12/11/2014

Com o objetivo de engajar ainda mais a sociedade na melhora da qualidade da educação básica brasileira, o movimento Todos Pela Educação (TPE) lançou, na última terça-feira (14), uma série de iniciativas de mobilização social pela educação focadas em 5 Atitudes que podem e precisam ser incorporadas no dia a dia das famílias, escolas e comunidades, pois têm o potencial de contribuir para acelerar efetivamente o ritmo dos avanços educacionais no Brasil.

5 atitudes pela educação. Foto: Reprodução

Entre essas ações estão a campanha Todos Somos Educadores, o portal interativo www.5atitudes.org.br e uma série de materiais voltados às famílias, às escolas, pessoas e organizações em geral que, de alguma forma, ajudam ou querem ajudar nossas crianças e jovens a aprender cada vez mais.

Assim como em relação às 5 Metas e às 5 Bandeiras do TPE, o foco da mobilização pelas 5 Atitudes são os alunos. Mas dessa vez a iniciativa do movimento visa envolver a família, a escola e a comunidade – atores que participam direta ou indiretamente do dia a dia das crianças e jovens. As 5 Atitudes são:

1- Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento
2- Promover habilidades importantes para a vida e para a escola
3- Colocar a educação escolar no dia a dia
4- Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos
5- Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens
 
Identificadas por meio de um estudo que contemplou entrevistas com pais, alunos, professores, diretores de escolas e especialistas de diversas áreas, em cidades das cinco regiões brasileiras, as 5 Atitudes têm o objetivo de estimular ações cotidianas, como conversar com o aluno sobre o que ele aprendeu, ler com a criança, dialogar com o jovem sobre seu projeto de vida, trocar ideias com familiares e amigos sobre a educação dos filhos, valorizar os professores e aproximar as famílias e as escolas.
 
A campanha de comunicação Todos Somos Educadores, idealizada voluntariamente pela DM9DDB, do Grupo ABC, traz mensagens baseadas em histórias reais de pessoas que se comprometem com a educação no seu dia a dia, como a Cidinha, que é mãe, avó e líder comunitária, a Solange, que é professora e coordenadora pedagógica, e a Tatiane, que é mãe e muito engajada na vida escolar dos filhos.
 
Foram criadas peças para mídias impressa, eletrônica e digital. Além da DM9DDB, o movimento também contou com parceiros voluntários para a sua produção: a Dínamo Filmes e a Shuffle Audio, responsáveis pelos vídeos e spots de rádio; o fotógrafo Edu Lopes da Click de Gente, que produziu as imagens para as peças de mídia impressa e online; e a Um Studio, responsável pelas peças de mídia on-line.
 
“Para a veiculação dessa campanha, o TPE conta com a adesão voluntária das empresas de comunicação, jornalistas, blogueiros e comunicadores das redes sociais para disseminar os materiais e colocar em pauta o importante e necessário engajamento de todos pela educação”, diz Camilla Salmazi, gerente de Comunicação do movimento.

O projeto conta também com o portal www.5atitudes.org.br, que abriga as peças da campanha e outros materiais de apoio à mobilização e estimula a troca de experiências e histórias por parte dos pais, comunidade escolar, organizações sociais, e comunidade de maneira geral, relacionadas às 5 Atitudes pela Educação.

A ideia é estimular relatos de bons exemplos que podem inspirar mais pessoas a fazer algo pela educação de seus filhos, em sua escola ou em seu bairro.

Para levar o conceito das 5 Atitudes às escolas, o projeto conta com o livro "5 Atitudes pela Educação - Orientações para Coordenadores Pedagógicos", uma parceria com a Editora Moderna e que tem o apoio da Comunidade Educativa Cedac.

As orientações propostas têm por base a leitura de textos de cinco autores consagrados, convidados para a iniciativa: Ana Maria Machado, Ilan Brenman, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo e Walcyr Carrasco. A intenção é apoiar o coordenador pedagógico no planejamento de ações de formação para o horário coletivo de trabalho com os professores, que incentivem a comunidade escolar a colocar em prática as 5 Atitudes.

A ideia é estimular relatos de bons exemplos que podem inspirar mais pessoas a fazer algo pela educação de seus filhos, em sua escola ou em seu bairro.

As atividades e estratégias propostas extrapolam o tema e podem ser inspiradoras para todo o planejamento pedagógico. A escolha do coordenador pedagógico como foco do material se justifica pelo fato de ser esse gestor escolar uma figura central no processo educativo.

Já para apoiar diretamente as famílias, a publicação "100 perguntas que vão dar o que falar", auxilia no diálogo entre os pais ou responsáveis e as crianças e os jovens ao trazer perguntas sobre sentimentos, educação, a criança e o jovem no mundo, cultura e esporte.

A ideia é que essas questões sejam feitas em diferentes momentos, e as respostas, registradas e retomadas a cada conversa, criando, assim, um ambiente permanente de diálogo sobre preferências, sentimentos e educação.

Além disso, parcerias foram firmadas com a Rádio Globo, que incluiu na programação uma coluna semanal na qual o TPE tira dúvidas sobre Educação, e com o Canal Futura, que também incluirá na programação exemplos de ações e pessoas que toquem em uma ou mais atitudes.

Outras ações com novos parceiros e materiais estão em andamento e logo serão divulgados e disponibilizados no site das 5 Atitudes. Além dos parceiros citados, o projeto de mobilização conta no momento com o apoio do Itaú BBA, da Fundação Itaú Social, da Fundação Bradesco, da Gerdau e do Santander.

*Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.

Tags:

educação, pais e filhos, sociedade civil, família, professores, escolas, 5 atitudes, pedagogos