Sociedade / Comportamento
  

Motoristas de ônibus de Salvador são treinados para conviver com ciclistas

A ideia é harmonizar as relações entre eles e fortalecer o respeito à distância de 1,5 metros, entre outras normas de segurança

por EcoDesenvolvimento*   publicado às 09:08 de 23/10/2014, modificado às 09:09 de 23/10/2014

Para harmonizar a relação entre motoristas de ônibus e usuários de bicicleta no compartilhamento das vias, a Prefeitura de Salvador realizou na manhã da última terça-feira (21) o workshop "Vou de boa respeito o ciclista". Articulado pelo Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), o treinamento é realizado na garagem das empresas e já acontece desde setembro.

A expectativa é capacitar, na primeira fase, cerca de três mil rodoviários de diversas empresas de transporte rodoviário urbano na capital baiana.

Motoristas de ônibus de Salvador são treinados para conviver com usuários de bicicleta. Foto: Gabriel Lima

Como observa o secretário do Escritório Municipal de Projetos Especiais (Empe) do Gabinete do Prefeito de Salvador e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, esse treinamento é uma oportunidade para ter a categoria como aliada e não como inimiga. “Propomos uma ação, no sentido de contribuir para esse engajamento de uma forma mais próxima, onde os motoristas tenham a oportunidade de vivenciar a realidade do ciclista e receber informações sobre como devem se comportar no trânsito da cidade aumentando a segurança de todos”, explica.

Sabe-se que uma das principais reclamações dos ciclistas no trânsito envolve a relação com os motoristas de ônibus. O workshop mostra para o motorista o quanto ele é importante para a mobilidade urbana, pelo simples fato de ser um personagem fundamental no funcionamento da cidade.

Um dos grandes diferenciais do projeto é a vivência oferecida aos motoristas simulando aspectos reais do compartilhamento das vias entre ônibus e bicicletas. Ao terem a oportunidade de se colocar no lugar do ciclista, numa situação muito próxima da realidade, os motoristas de ônibus podem vivenciar o impacto da convivência entre esses dois modais de transporte, percebendo detalhes empíricos, como o barulho do ônibus, o vácuo e a insegurança que a proximidade pode causar.

A ideia dessa experiência é fortalecer em cada motorista o respeito a distância de 1,5 metros, entre outras normas para a segurança do ciclista.

*Texto original publicado por EcoDesenvolvimento.
Tags:

treinamento, ônibus, convivência, respeito, ciclistas, distância