Sociedade / Comportamento
  

ONU lança primeira plataforma de mídia social inteiramente dedicada à paz

A "Civic Peace Corps" é um caminho para a expressão, o diálogo e a educação sobre as questões relacionadas à paz

por ONU Brasil   publicado às 08:50 de 30/10/2014, modificado às 08:50 de 30/10/2014

O número de mídias sociais encontradas na Internet atualmente é incontável, mas não há nem um exclusivamente dedicado a promover a cultura da paz. Diante de notícias mostrando dezenas de conflitos, terrorismo e problemas políticos, a ONU decidiu criar um espaço digital dedicado a paz.

Isto é o que pretende Civic Peace Corps, uma nova plataforma de mídia social criada pelo Centro de Informação da ONU em Beirute, no Líbano (UNIC Beirute), em que as pessoas podem interagir, compartilhar e discutir a paz.

ONU lança primeira plataforma de mídia social inteiramente dedicada à paz. Foto: Divulgação

Criado logo após a primeira manifestação online de 2013 pela paz, que contou com a presença digital de cerca de 4 mil manifestantes, a Civic Peace Corps é um caminho para a expressão, o diálogo e a educação sobre as questões relacionadas à paz.

A plataforma apresenta três espaços distintos, nos quais os usuários podem se encontrar. Em “Trocas pela paz – Exchange for Peace”, é possível compartilhar com outros usuários experiências, pensamentos, comentários e opiniões.

Se você gostar de artes, “Arte pela Paz – Art for Peace” é o local para compartilhar poemas, pinturas, músicas e qualquer outro material artístico que diga algo sobre a paz.

A seção “Educar para a Paz – Educate for Peace” ajuda a aumentar a consciência e disponibiliza materiais sobre a paz, tais como as resoluções da ONU, mensagens do secretário-geral, as atividades da ONU sobre a paz, etc.

Qualquer pessoa pode – se quiser, de forma anônima – comentar o que está postado no civicpeacecorps.org. Porém, para publicar conteúdo e subir imagens, documentos e até vídeos que se relacionam com a busca da paz, é necessário registrar-se no site.

Uma vez cadastrado, o usuário passa a fazer parte de uma rede de pessoas de todas as partes do globo envolvidas com a promoção da paz. Como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse no Dia Internacional da Paz: “Vamos refletir sobre a paz – e o que isso significa para a nossa família humana”.

Tags:

onu, paz, plataforma, experiências, civic peace corps, compartilhar