Sociedade / Arte
  

Jovens músicos brasileiros participam de concerto na sede da ONU em Nova York

Com apoio do PNUD, o projeto Neojiba promove a inclusão social de mais de 4.500 crianças, adolescentes e jovens por meio da música e já está presente em mais de 17 municípios baianos

por ONU Brasil   publicado às 15:04 de 18/11/2014, modificado às 15:04 de 18/11/2014

“Eu nem sei o que eu estaria fazendo sem a música. Não sei o que eu seria sem o violino”, diz Enã Deuel Barbosa Santos, um dos jovens músicos do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. Recentemente Enã teve a oportunidade de fazer parte de uma orquestra especial criada para tocar em um concerto em Nova York por ocasião do aniversário da ONU.

Jovens músicos brasileiros participam de concerto na sede da ONU em Nova York. Foto: Mark Garten/ONU

Enã tem 16 anos, nasceu em Salvador (BA) e toca violino. O primeiro contato do adolescente com o instrumento ocorreu aos nove anos de idade com um professor local, que depois o incentivou a participar dos testes para Neojiba. Desde então, Enã não largou mais o violino.

O jovem músico perdeu o pai quando tinha 5 anos e mora com a mãe no bairro Dois de Julho, na capital baiana. “A música representa muita coisa para mim. Me ajudou muito depois de perder o meu pai”, afirma.

Depois que entrou no Neojiba, Enã já teve aulas com diversos músicos e professores internacionais, inclusive com a pianista argentina Martha Argerich. Também já participou de duas turnês internacionais, se apresentando na Itália, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos.

O jovem músico Enã Deuel toca violino no Neojiba e se apresentou na sede da ONU, em Nova York. Foto: Arquivo pessoal

“O Neojiba para mim representa mudança, não só de vida, de tudo. É um projeto que dá bastante oportunidade pra gente”, diz. “É uma ideia muito legal, porque você vê hoje a marginalidade tão presente na vida de crianças que tinham tantos sonhos e que acabam se tornando traficantes. E agora eles podem ocupar a mente deles com música. Ainda mais meninos que moram em favela, que vivem essa realidade de drogas e tráfico. É bom tirar eles um pouco dessa realidade e trazer para o mundo fantástico que é a música”, complementa.

Clara Letícia Nascimento Correa, de 18 anos, toca flauta transversal e também participou da apresentação na sede da ONU. A jovem começou a frequentar o Neojiba aos 10 anos e atualmente também cursa Música na Universidade Federal da Bahia.

“O Neojiba me deu muitas oportunidades de crescimento individual, experiência de vida e profissionalmente também”, diz Clara. “A música é meu sustento. Não só financeiramente, mas também de realização própria. É uma coisa que eu sempre desejei. É o meu alicerce!”, conclui.

Enã e Clara foram dois dos 14 jovens do Neojiba que participaram da celebração do aniversário da ONU, em Nova York. O concerto Lang Lang & Friends at the UN: Celebrating UN Day (Lang Lang & Amigos na ONU: Celebrando o Dia da ONU) ocorreu no dia 24 de outubro e contou ainda com a participação do cantor Sting e de outros jovens músicos de diversos países dos cinco continentes.

Os músicos do Neojiba ficaram em Nova York durante uma semana e participaram de ensaios todos os dias até o concerto. “Eu nunca tinha participado de um evento assim. Foi uma experiência muito bacana, porque além da oportunidade de tocar a gente também conheceu pessoas que vamos levar para o resto da vida, novos amigos. Foi muito legal. Emocionante!”, diz Enã.

Clara foi entrevistada pela equipe da ONU em Nova York nos momentos de ensaio e preparação e deixou uma mensagem emocionante sobre o papel da música em sua vida. “A música para mim é como o ar. E não sei como eu viveria sem a música”. O vídeo com a entrevista na íntegra está disponível abaixo.

No pouco tempo livre, depois da programação intensa de ensaios, os jovens músicos não foram descansar. Eles aproveitaram a oportunidade para realizar um grande sonho: conhecer uma das escolas de música de referência em todo o mundo, a Juilliard School.
 
 

 

Tags:

jovens, onu, adolescentes, aniversário, Estados Unidos, música, bahia, orquestra, nova york, comemoração, apresentação, neojiba