Vai de carro?

Foto: CPinoB/213/Pixabay

Celebrado hoje em várias partes do Brasil, o Dia Mundial Sem Carro pretende alertar sobre a emissão de poluentes por automóveis. Na contramão da data, o relatório "Oportunidades e Desafios para Aumentar Sinergias entre as Políticas Climáticas e Energéticas no Brasil", divulgado ontem pela World Resources Institute (WRI), mostra que o país deve aumentar a participação de fontes poluentes na matriz energética nos próximos anos. Entre 2013 e 2022, mais de 70% dos investimentos previstos para o setor de energia no país devem ser feitos em fontes com altas emissões de gases de efeito estufa.

Isso porque o país já conseguiu reduzir o impacto da mudança do uso da terra nas emissões de carbono, que caiu 74% de 2005 a 2011. O problema é que as emissões do setor de energia cresceram 24% no mesmo período.

De acordo com o relatório, a solução é conhecida de muitos brasileiros: necessidade de investir em alternativas menos poluentes no setor de transportes e em fontes limpas de energia, como solar e eólica.

Porém, para investir nestas alternativas é preciso apoio das indústrias, além de conscientização da população e ação do governo. O que não está sendo muito fácil. O relatório Measuring Corporate Influence on Climate Policy (Medindo a Influência Corporativa nas Políticas Climáticas, em tradução livre), da organização britânica InfluenceMap.org, mostra que 45% das cem maiores companhias do mundo trabalham ativamente para obstruir a ação contra as emissões de gases de efeito estufa.

Já o governo brasileiro tenta costurar um acordo global para a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que será realizada em dezembro, em Paris. Neste mês, por exemplo, o Ministério do Meio Ambiente colocará em consulta pública o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas. Se seguir o cronograma anunciado, a presidente brasileira deverá apresentar no dia 27 de setembro o plano de combate ao aquecimento global (INDC) que o governo pretende levar à conferência de Paris.

Por enquanto, nos resta trocar alguns hábitos e continuar pressionando líderes e tomadores de decisão para que produzam medidas efetivas pensando no bem comum e nas futuras gerações. 

Tags:

mudanças climáticas, dia sem carro, efeito estufa, meio ambiente, bicicleta



Sobre

Estamos em processo de adaptação ao planeta Terra e ainda precisamos aprender a conviver e cuidar dele da mesma forma que cuidamos de uma criança ou um idoso. Ele é um sistema vivo, no qual todas as partes interagem, inclusive conosco. E o cuidado é essencial, mais do que a razão e a vontade. Mas para cuidar é preciso conhecer. Por isso, este blog se propõe dialogar sobre meio ambiente, destacando fatos importantes para quem quer ambientar-se ainda mais com a nossa casa.

Autores

Ana Carolina Wolfe

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), é repórter de Cidade Nova desde 2011. Começou a se interessar por meio ambiente em 2002. Desde então, se apaixonou pela “tradução” de temas ambientais ao público. Hoje, além de Cidade Nova, atua como assessora de imprensa em um centro de pesquisa voltado ao agronegócio e como diretora na ONG Florespi.