Quarentões e cinquentões já são maioria conectada no Brasil

Não é raro escutar por aí que os mais jovens estão deixando as redes sociais por conta da presença cada vez mais significativa de pais, tios e avós nesses canais. Uma recente pesquisa do IBGE acaba de comprovar que que os brasileiros maiores de 40 anos já formam o maior grupo de usuários de internet no Brasil, ultrapassando jovens entre 15 e 24 anos.

São 15,5 milhões de usuários com idades entre 40 e 49 anos - 13,9% a mais que em 2014 - e cerca de 14,8 milhões de usuários acima dos 50 anos – 20,1% a mais.

Os quarentões e cinquentões já são um terço de toda a população brasileira na internet, superando os 26,9 milhões de jovens conectados

 IBGE

Esses dados se justificam pelo maior acesso do público mais velho a dispositivos conectados, comportamento natural hoje em dia entre os jovens.

Aqui em casa tenho um exemplo vivo. Particularmente nos últimos dois anos, meu pai, de 64 anos começou a se interessar mais por tecnologia. Incentivei-o a ler os livros que adora em dispositivos digitais,...

Continuar leitura de post

Trabalho de abelhinhas

Simplesmente adoro quando encontro pelo caminho pessoas sonhadoras que colocam ideias simples para funcionar e a internet torna tudo possível. A Renata Chemin, de Curitiba, acredita que um dos maiores problemas da sociedade hoje é não pensar no próximo.
 

Foi então que deu vida a uma ideia simples, mas que possibilita a todos nós fazer o bem enquanto utiliza a rede. Junto a um outro empreendedor digital, o Fernando Ott, os dois iniciaram a startup O Pólen. Ott, que já trabalhava com tecnologia, ajudou a desenvolver o plugin “Raio Polinizador”, que instalado no navegador, avisa quando você está fazendo compras on-line em uma loja parceira do Pólen. Então, é só escolher uma das mais de 100 ONGs para destinar uma doação. 

O consumidor não tem nenhum gasto adicional. O Pólen fez uma parceria com diversos e-commerces de um lado e com diversas ONGs do outro e faz apenas a intermediação para que a sua compra seja parcialmente convertida em doação. É uma desburocratização da ação social. 

A...

Continuar leitura de post

Um chatbot para o empreendedorismo social dos jovens

Coisa boa é ver a tecnologia contribuindo para o desenvolvimento social do nosso país. A Fundação Telefônica Vivo acaba de implementar em São Paulo, e em breve, em outras cidades, um chatbot para os jovens da periferia. Calma que eu explico. 

Um chatbot é um robozinho capaz de conversar em ferramentas de bate-papo, como aqueles de atendimento ao consumidor em sites que prestam serviço, sabe? Neste caso, o chatbot atende os jovens pelo Messenger do Facebook. E se a ideia já é tecnicamente legal até aqui, a proposta social é ainda mais bacana. 

É claro que é mais do que obrigação uma grande empresa prestar um serviço social, mas é bom quando a gente percebe que há uma imersão para que o projeto não seja só publicidade. 

A Telefônica criou esse canal para falar de empreendedorismo com os jovens de comunidades, dando voz aos próprios jovens da comunidade, com linguagem da comunidade. 

 

Funciona assim. Primeiro o robozinho inicia a conversa, de forma bem coloquial e com uma linguagem...

Continuar leitura de post

Vem aí o Google Allo

Diante de investimentos bilionários da Apple, do Facebook e do Snapchat em seus aplicativos de mensagem instantânea, o Google decidiu entrar na briga e colocar no mercado o Google Allo. Assim como os apps citados acima, é possível manter conversas, enviar fotos, vídeos, adesivos entre outros recursos para manter o chat interativo e divertido.

Google Allo. Foto: Divulgação

A grande aposta do Google está no uso da Inteligência Artificial, que será capaz de sugerir mensagens de acordo com a conversa. A funcionalidade deve ganhar mais inteligência à medida em que o sistema for utilizado. Respostas rápidas como “OK,” “entendi”, “obrigado”, poderão ser enviadas muito rapidamente.

Outra surpresa com relação à Inteligência Artificial será a Google Assistant, uma espécie de Siri, ou seja, uma assistente virtual capaz de interagir durante a conversa quando solicitada, por meio de texto. A princípio, as contribuições devem ser mais genéricas, como informações sobre o tempo, música, etc, mas este...

Continuar leitura de post

Um trabalho que você faz sem nem mesmo saber

Hoje eu vou contar uma história verdadeira e no mínimo curiosa para vocês. Não é uma história lá muito nova, mas assim como foi uma surpresa para mim, talvez também seja para muitos.

Em meados dos anos 2000, três cientistas da computação da universidade de Carnegie-Mellon, da Pensilvânia, e um outro da IBM, inventaram um mecanismo para verificação de atividade humana em certas transações na internet: o CAPTCHA - Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart.

reCAPTCHA. Divulgação

Falando a nossa língua, sabe essas letrinhas desfocadas ou embaralhadas que às vezes você precisa digitar para provar que você é um humano em um site? Pois bem, isso é o CAPTCHA.

Em 2008, um desses cientistas, o guatemalteco Luis von Ahn, percebeu que o seu invento estava desperdiçando, de dez em dez segundos, milhões de horas de genuína atividade humana inteligente. Foi então que decidiu criar o reCAPTCHA.

Desde então, as palavras que a gente digita não são mais ocasionais, mas sim...

Continuar leitura de post

Brasileiros ganham prêmio da Microsoft com jogo sobre Vale do Jequitinhonha

O terceiro lugar em inovação da Imagine Cup, uma competição mundial de projetos de tecnologia, inovação e games da Microsoft, ficou com um grupo de 4 estudantes da PUC-MG. Alessandra Faria, Érico Grasso, Ramon Coelho e Daniel Sanabria levaram ao todo R$ 5 mil com um game lúdico chamado “Sonho de Jequi”, sobre o Vale do Jequitinhonha.

 

No jogo, o personagem Jequi se aventura em uma corrida para coletar a maior quantidade de água possível para ajudar sua mãe e irmão a sobreviverem à estiagem do Vale. Além de divertido, o jogo também possui um viés social em prol do Vale. Durante o game, os jogadores podem fazer doações para ajudar a população local. Todo o dinheiro arrecadado será destinado à ONG Cáritas Diocesana de Araçuaí.

O jogo está disponível para download no Windows 1, Windows 10 Mobile, Windows Vista, Linux, Android e iOS.

São pequenas ações e engenhocas como essa que inspiram outros jovens a colocar a inteligência e a criatividade para ajudar a sociedade e não para destruir....

Continuar leitura de post



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.