Com quem você vai fazer as pazes?

Hoje vocês irão conhecer comigo a ONG Peace One Day, fundada pelo ator e cineasta Jeremy Gilley. A ONG gira em torno de uma proposta bem simples: estabelecer um dia mundial com ações pela paz que fossem capazes de promover tréguas e cooperação entre países em conflito e devastados pela violência. 

Com quem você vai fazer as pazes? Foto: Divulgação

Em 2001, os Estados-Membros das Nações Unidas adotaram com unanimidade o dia 21 de setembro como o dia anual de cessar-fogo e não-violência global. 

A ONG divulga com orgulho a redução de 70% da violência no Afeganistão no Dia da Paz, em 2011, e diz que até 2016 cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo inteiro terão ciência sobre esse dia, assim como tem ciência sobre o Natal, o Ano Novo ou o Dia das Mães. 

E o sonho é grande. “O objetivo do Peace One Day é institucionalizar o Dia da Paz em 21 de setembro, fazendo dele um dia que seja autossustentável, um dia anual de unidade global, um dia de cooperação intercultural em uma escala que a humanidade ainda não tenha conhecido”, explica o site. 

Assista ao vídeo (em inglês): 

 

Pela internet, a ONG disponibiliza materiais para quem deseja fazer as campanhas em mídias sociais. Todas as peças publicitárias convidam as pessoas ao lema do Peace One Day: com quem você vai fazer as pazes? 

Pelo site também é possível conhecer algumas campanhas, realizadas inclusive no Brasil, como uma que organizou uma partida de futebol entre comunidades rivais do Rio de Janeiro. Essas campanhas desejam trazer o Peace One Day para nossas casas, bairros, escolas e comunidades, além de procurar atingir as regiões em guerra. 

E é graças ao poder de difusão da internet que esta iniciativa ganha mais força a cada dia. 

Que tal um post sobre o Peace One Day em nossas redes sociais, hoje? 

Tags:

relações, Campanha, tréguas, escolas, guerra, bairros, não-violência, paz, cessar-fogo, violência, comunidades, casas, relacionamentos, peace one day, conflitos



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.