Direto do túnel do tempo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) fez uma descoberta inovadora que pode contribuir muito para a compreensão da linguística ao longo dos séculos. 

Um processo inédito torna capaz a digitalização de manuscritos antigos em formato digital, sem a necessidade de manuseá-los. É a tecnologia dando uma mãozinha pra história!. Foto: Divulgação

Se antes era preciso manusear e às vezes até mesmo desencadernar manuscritos antigos para poder transformá-los em arquivos digitais, agora esse processo mudou. O Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus, o Lapelinc, da UESB, desenvolveu um método de fotografia que facilita a transcrição de documentos antigos. 

O processo começa com a captura da imagem em uma câmera fotográfica. Logo após inicia-se a transposição para a formatação digital que é feita por um software desenvolvido também no Lapelinc. Ele interpreta os dados e recupera no computador os tons e as cores originais do documento. O texto então, em formato eletrônico, pode servir à pesquisa científica. 

A diferença é que ao utilizar scanners é o documento que se adapta ao aparelho. E no novo método, o aparelho se adapta ao documento. 

Apesar de já existirem diversos softwares capazes de escanear documentos impressos e transformá-los em arquivos digitais editáveis, esse é o primeiro software desenvolvido para manuscritos. 

Adoro essas invenções! E vocês?

Tags:

formatação digital, manuscritos, formato eletrônico, scanners, documentos, digitalização



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.