MCTI promove conversas com personalidades científicas pelo Twitter

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) resolveu comemorar os seus 30 anos de um jeito bem “social”. Emplacou uma ação no Twitter convidando os seguidores a interagir com personalidades científicas renomadas por meio de hashtags.

No começo do mês, a pesquisadora brasileira da Nasa, Rosaly Lopes, especialista em vulcões (dentro e fora do planeta Terra) assumiu o comando do Twitter do MCTI e "mandou ver" nas respostas aos usuários. Explicou sobre lavas, placas tectônicas e eventos sísmicos, além de abordar alguns aspectos da carreira científica.

Foto: Reprodução

Nesta última semana, foi a vez de Miguel Nicolelis, neurocientista renomado, médico, PhD e professor na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Nicolelis ganhou as páginas de jornais no ano passado ao mostrar para o mundo os seus experimentos que visam devolver os movimentos à pessoas com deficiências motoras. O neurocientista levou à abertura da Copa do Mundo um jovem com deficiência que levantou de sua cadeira de rodas e deu um chute em uma bola a partir de comandos cerebrais à “vestimenta” que utilizava.

Diversos usuários interagiram com Nicolelis na última sexta-feira utilizando a hashtag #NicolelisNoMCTI. 

Esse tipo de interação me fez lembrar dos primeiros experimentos que fiz com uma equipe de trabalho nas eleições de 2010, quando colocamos, pela primeira vez, um candidato à presidência para conversar com cidadãos pelo Twitter, em tempo real. A iniciativa se tornou mandatória em períodos eleitorais e se expandiu para o Facebook. Quem dera eles dessem mais a “cara a tapa” não só durante as eleições.

Enquanto isso não acontece, vamos aproveitar a interação com esses importantes cientistas para incentivar, e talvez até devolver às redes sociais a sua raiz: a de interação e colaboração em prol do conhecimento compartilhado.

Confira como foi a conversa da semana passada: https://twitter.com/search?q=%23NicolelisNoMCTI&src=typd 

Até a próxima! 

 



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.