Um aplicativo par ajudar imigrantes e refugiados

Foto: Reprodução

Quem tem acompanhado os jornais sabe o quanto a situação de refugiados e imigrantes está em pauta ultimamente. E a realidade é triste. Pessoas que fogem das guerras e da miséria no país de origem e buscam um novo recomeço em um lugar distante. O mundo deveria ser de todos nós, mas não é bem assim. Muitas são impedidas de continuar ou morrem durante travessias. Ou, quando chegam ao destino, são indesejadas e tratadas com preconceito.

Um grupo de estudantes de tecnologia, entre 16 e 17 anos, do Rio Grande do Sul decidiu aproveitar a chance de inscrever um projeto em uma dessas iniciativas de inovação para tentar ajudar essas pessoas.

Colocaram em prática a ideia de um site e um aplicativo com informações úteis ao imigrante como consulados e embaixadas, agências internacionais, centros de apoio, órgãos governamentais, assistência jurídica, comunidades e sociedades, templos religiosos, aulas de português, instituições de ensino, oportunidades de emprego e serviços de saúde. O pioneiro Helping Hand ainda disponibiliza tudo em cinco idiomas: inglês, espanhol, francês, árabe e português.

Tudo concentrado em um só lugar e de fácil acesso e navegação. Acesse o site para conferir. 

O grupo de meninas tecnológicas pretende dar continuidade ao projeto, que já andou angariando premiações por aí, como o Girls Make App, garantindo um ano de mentoria da Microsoft.

Por enquanto, Helping Hand não conta com suporte financeiro, mas possui uma conta bancária para doações que serão repassadas para instituições imigratórias. As meninas ficarão apenas com 5% das quantias para os custos de manutenção do site e do app.

Em entrevista ao MigraMundo, Ingrid Baggio, de 17 anos e uma das integrantes do grupo deu um testemunho de cidadania que nos enche de esperança: “Este projeto foi maravilhoso pois pudemos entrar em contato não apenas com os números,  mas também com as pessoas, os imigrantes, os refugiados, ouvir suas histórias, entender suas dificuldades, necessidades e acho que isso é mais valioso do que qualquer dado colhido na internet, qualquer número superficial. Acho que ainda podemos explorar muito esta temática e creio que é possível realmente afetar nossa comunidade com nosso trabalho”.

Bora indicar essa iniciativa para quem quer que possa ajudar esses imigrantes. 

Você tem alguma história ou projeto envolvendo tecnologia e sociedade? Envie pra gente: cibele@cidadenova.org.br

Até a próxima.

* Com informações do MigraMundo

Tags:

empreendedorismo, estudantes, internet, tecnologia, aplicativo, imigração



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.