Mais que um sinal

Na próxima edição da revista Cidade Nova falarei um pouquinho sobre o Microsoft HoloLens, um dispositivo que cria hologramas para interação com aplicativos no ambiente. Então para complementar o assunto, achei bacana mostrar por aqui uma campanha de conscientização feita na Rússia que utiliza a mesma tecnologia.

Você já sentiu aquela pontinha de vontade de parar em uma vaga para pessoas com deficiência em um estacionamento lotado de um shopping? A verdade é que muitas pessoas acabam fazendo isso, desrespeitando o direito de quem já tem muitas dificuldades a enfrentar no dia a dia.

Por isso, a ONG Dislife Russia e a agência Y&R Moscow desenvolveram uma campanha criativa que projeta um holograma de um cadeirante sempre que um espertinho sem o devido adesivo no carro tentar se aproveitar da vaga de pessoas com deficiência. E ele fala!

 

Pare! O que você está fazendo? Eu não sou apenas um sinal no chão. Não finja que eu não existo. Por que você está surpreso? Esta vaga é para pessoas com deficiência. Sim, eu sou real! Por favor, procure outra vaga para estacionar. Eu enfrento muitos desafios todos os dias. O seu único desafio é respeitar os meus direitos!

Isso é possível graças a câmeras e sensores que identificam a presença ou não do adesivo no vidro do carro e também a um sistema de dispersão de água que forma uma tela a partir de gotículas de água. Um projetor, então, dá vida a um holograma de cadeirante bem ali no espaço da vaga.

Enquanto não temos a tecnologia por aqui, vamos continuar respeitando as vagas, hein, pessoal!

Até a próxima!

*Com informações do Hypeness.

Tags:

deficientes, russia, estacionamento shopping, vagas, holograma, Rússia, Dislife, Y&R Moscow



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.