Periscope: a nova arma da polícia indiana

A polícia indiana – mais especificamente o comissário de polícia de Bengalore – vem causando uma certa polêmica nas redes sociais. Querem implantar na cidade um sistema de policiamento comunitário que incentiva cidadãos comuns a gravarem vídeos de cenas de crimes com o aplicativo de livestreaming Periscope.

Periscope: a nova arma da polícia indiana

A ideia é a seguinte. Você assiste a uma cena de crime (um roubo de carro, carteira ou a uma loja) e ao invés de ligar para a polícia você usa o aplicativo para gravar um vídeo e enviar aos policiais, em tempo real. Dessa forma, a localização é automaticamente detectada e o vídeo pode ser usado como evidência. Um dos argumentos é tornar cada cidadão um vigilante da própria cidade, ajudando a combater o crime.

Por outro lado, a ideia mirabolante tem levantado discussões antigas como a manipulação de imagens por meio desses aplicativos que podem ser usadas para pregar peças na polícia, sem contar que uma vez que os vídeos ficam na internet alguns cidadãos poderiam ter acesso a eles e, em casos extremos, tentar fazer justiça com as próprias mãos. Além disso, imagine só se um criminoso descobre que você está filmando a cena do crime? Isso poderia ter graves consequências para pessoas completamente despreparadas para lidar com a violência.

Não acho justo criar todo um sistema para que cidadãos comuns quase participem de cenas de crimes. O risco é realmente muito alto quando você incentiva pessoas a esse tipo de atitude. Acredito que se a polícia investir em um bom sistema de monitoramento da internet para descobrir esquemas mafiosos e criminosos já é um bom começo para usar bem as redes sociais.

E você? Acredita no policiamento comunitário feito pelos cidadãos com a ajuda de aplicativos? Dê a sua opinião no nosso Facebook.

Com informações do Gizmodo.

Tags:

crimes, policiamento comunitário, Índia, vídeos, assaltos, comunidade, polícia, periscope



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.