Psicologia no Youtube

Já que no último post falamos de polêmicas envolvendo redes sociais, dessa vez vamos falar de uma galera criativa que entende bem o que é usar as redes para compartilhar conhecimento e não julgamentos.
 
Estava olhando alguns vídeos no Youtube essa semana quando me deparei com o canal Minutos PsíquicosCom  mais de cinquenta vídeos, todos em animação, os proprietários do canal explicam conceitos da psicologia de um jeito fácil e curioso para a população. O mais famoso deles, com quase 300 mil visualizações, trata do tema da depressão e na época em que foi lançado viralizou no Facebook.
 
 

Um outro tema interessante explica a capacidade que nós temos de nos colocarmos no lugar do outro, a partir de emoções como a empatia. Com ela podemos tanto ajudar as pessoas quanto absorver todo o sentimento do próximo para si mesmo. 

 

E sabe o que é mais legal? Os vídeos dialogam com o público, convidando as pessoas a realizarem testes ou avaliarem suas próprias condições psíquicas de uma forma criativa. 

Um deles se utiliza de uma técnica para testar o preconceito na sociedade quando uma série de figuras mostra rapidamente uma furadeira após o rosto de um negro e uma arma após o rosto de um branco. O que vocês acham que as pessoas veem após o rosto negro? Não dá para generalizar, claro. Mas vale assistir para testar o quanto de estereótipos existem na sua vida. 
 
 

E pra finalizar a sessão curiosa de hoje, vale dar o play nesse logo abaixo, que explica como os produtores da animação Divertida Mente estudaram as emoções para produzir esse sucesso de bilheteria.

 

Compartilhe se você gostou, ok? Vamos disseminar aquilo que existe de bom na internet ;) 

Até breve! 


Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.