Sai pra lá

Aplicativo desenvolvido por adolescente incentiva mulheres a denunciar abusos sexuais. Foto: Reprodução

Uma jovem de apenas 17 anos decidiu investir o dinheiro que gastaria em sua própria formatura para criar um aplicativo que está longe de ser uma brincadeira de adolescente. Catharina Doria desenvolveu o "Sai pra Lá", uma plataforma virtual que coleta denúncias de assédio moral sofridos por mulheres. Em apenas dois dias, o app teve 10 mil downloads, 12 mil curtidas no Facebook e um dado que impressiona: cerca de duas mil denúncias de assédios. 

Quem entra no aplicativo pode escolher a localização e categorizar o tipo de assédio em sonoro, verbal, físico ou outros. A coleta pode se tornar um mecanismo interessante para que as autoridades mapeiem as áreas em que as mulheres estão mais vulneráveis e recolha estatísticas sobre os abusos, além de promover o engajamento das pessoas e a conscientização da sociedade sobre o assunto. 

O app teve um alto volume de denúncias graves, que são aquelas que envolvem ações bem abusivas como palavreado de baixo calão, contato corporal contra a vontade dentro de transportes lotados e até exibição de órgão genital em locais públicos. 

O lançamento do aplicativo parece ter vindo em boa hora. Há poucas semanas o assunto ficou bem em voga quando a redação do ENEM pediu que os jovens escrevessem sobre a temática da violência contra a mulher. 

Catharina nem precisaria ter escrito a redação. Com uma atitude como essa já teria tirado a nota máxima. Agora cabe a nós fazer a nossa parte e não ter medo de denunciar. 

Baixe aí e divulgue para as amigas

Até a próxima!

Tags:

Denúncia, abuso sexual, aplicativo, assédio



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.