Glória Pires, o Oscar e o que realmente importa na internet

Se você viu o Oscar pela Rede Globo na noite de domingo, na segunda conseguiu compreender boa parte dos memes que tomaram conta das redes sociais. A atriz global Glória Pires foi o “alvo” da vez da #zueiraneverends. E como tudo na internet, os comentários de Glória sobre a cerimônia de premiação do cinema de Hollywood tiveram uma repercussão recheada de muito humor, muito excesso e infelizmente de muitos julgamentos, também. 

Glória Pires comenta o Oscar 2016. Foto: Reprodução

Acredito que ninguém aqui tem dúvidas de que a maior falha foi da Globo, que convidou uma atriz e não um crítico de cinema para comentar o Oscar. Glória fez o que pode, mas não conseguiu se safar de comentários, digamos, inúteis, sobre a premiação. 

Mas não estou aqui para falar dos memes ou de quem defendeu ou atacou a atriz. Na verdade, o que me chamou mais atenção foi o vídeo completamente caseiro gravado por Glória para “acalmar” os fãs e dizer a verdade diante da onda de memes. 

 

Sacada de um PR digital ou não, a declaração da atriz foi uma jogada de mestre. Glória admitiu não ter visto todas as produções e explicou que aceitou o convite, mas que as pessoas precisavam se lembrar que ela era uma atriz. Tratou o tema com naturalidade, agradeceu quem a apoiou e afirmou estar muito bem. 

A quem queria respostas, ela respondeu. Respondeu a quem abusou dos julgamentos, com muita transparência sobre a sua posição na apresentação. Respondeu a quem gastou tempo produzindo memes sobre o seu trabalho, com um discurso breve e simples, capaz de chegar às pessoas pelas mesmas redes sociais nas quais foi insultada. Respondeu com humor típico da internet a quem adora transformar tudo em piada. E respondeu com instantaneidade, com rapidez, para quem nunca perde o “timing” da rede. 

Quem dera se todos nós utilizássemos esse meio com mais transparência, rapidez e simplicidade para responder e mostrar às pessoas o que realmente pensamos das situações cotidianas que transformam nosso país em piada todos os dias. Para responder à mídia que transforma notícia em meme, brincando com o jornalismo para ganhar cliques. Ou para responder aos amigos que julgam e ultrapassam os limites do respeito na internet com quem pensa diferente. 

Eu também me diverti com os memes e deixo bem claro que a ideia aqui não era criticar o humor. Apenas quis valorizar esse vídeo que me fez pensar que a parte mais importante da internet não é a piada, mas sim a capacidade de dar voz a quem quer que seja no meio da multidão. 

E você? O que achou? 

Até a próxima!  

Tags:

piadas, glória pires, comentários, julgamentos, vídeo, memes, oscar 2016, críticas, resposta



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.