Quarentões e cinquentões já são maioria conectada no Brasil

Não é raro escutar por aí que os mais jovens estão deixando as redes sociais por conta da presença cada vez mais significativa de pais, tios e avós nesses canais. Uma recente pesquisa do IBGE acaba de comprovar que que os brasileiros maiores de 40 anos já formam o maior grupo de usuários de internet no Brasil, ultrapassando jovens entre 15 e 24 anos.

São 15,5 milhões de usuários com idades entre 40 e 49 anos - 13,9% a mais que em 2014 - e cerca de 14,8 milhões de usuários acima dos 50 anos – 20,1% a mais.

Os quarentões e cinquentões já são um terço de toda a população brasileira na internet, superando os 26,9 milhões de jovens conectados

 IBGE

Esses dados se justificam pelo maior acesso do público mais velho a dispositivos conectados, comportamento natural hoje em dia entre os jovens.

Aqui em casa tenho um exemplo vivo. Particularmente nos últimos dois anos, meu pai, de 64 anos começou a se interessar mais por tecnologia. Incentivei-o a ler os livros que adora em dispositivos digitais, ao menos os mais grossos e que ele gosta de ler no ônibus a caminho do trabalho. Depois disso, ele mesmo me pediu ajuda para comprar um smartphone, conversa com toda a família por aplicativos de mensagens e já faz parte de duas redes sociais. Sempre que posso dou uma ajudinha ou converso sobre o bom uso da tecnologia e ele tira de letra. 

Tags:

smartphones, tecnologia, faixa etária



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.