2015, mais um ano de encontros esportivos

Começa mais um ano, carregando as esperanças de dias melhores na política, na economia e também no universo esportivo. Neste primeiro post de 2015, decidi pontuar os principais eventos esportivos do ano, incluindo algumas modalidades não tão populares no Brasil, mas de importância mundial.

O esporte em 2015

No primeiro final de semana do ano começou a Copa São Paulo de Juniores, torneio conhecido por dar destaque aos jovens talentos do cenário futebolístico nacional. Além desse, outros três eventos esportivos merecem destaque no mês de janeiro: no futebol, a Copa de Seleções da Ásia, na Austrália, e a Copa Africana de Nações, na Guiné Equatorial. O Campeonato Mundial de Handebol masculino é outro torneio importante do mês.

Partida entre São Paulo e Santa Cruz durante a Copa São Paulo de Juniores 2013. Foto: João Moura/Flickr

Em fevereiro, a maioria dos campeonatos estaduais de futebol já terão começado, mas é outro futebol, o americano, que irá promover seu grande desfecho: o Superbowl, a final do campeonato, conhecida por ser um dos eventos esportivos mais midiatizados em todo o mundo.

Março é o mês da abertura da F1, categoria importante do automobilismo. Abril é a vez do início dos Playoffs da NBA, o torneio de basquete norte-americano.

Em maio começa o Campeonato Brasileiro de futebol e a Liga Mundial de vôlei e, em junho, veremos a seleção brasileira de futebol masculino em ação na Copa América, pela primeira vez em um torneio oficial, após o fracasso da Copa no Brasil. O torneio será no Chile. Junho também é o mês do Gran Prix de vôlei feminino.

O segundo semestre de 2015 começa com a Volta da França de ciclismo e os Jogos Pan-americanos de Toronto, no Canadá. Julho é um mês importante também porque será realizado o Mundial de natação em Kazam, na Rússia, onde os nadadores brasileiros terão a oportunidade de reeditar a parceria de sucesso de 2014, mas agora em um campeonato com piscinas de dimensões olímpicas.  

Natação - © PhotoMan - Fotolia.com

A Ásia receberá em agosto, em Pequim, na China, o Mundial de Atletismo e o último grande evento internacional do ano será a Copa do Mundo de Rúgbi, na Inglaterra e no País de Gales, em setembro.

Muitos eventos e, neles, a oportunidade de fazer do esporte um instrumento de encontro entre atletas de diferentes culturas. Além de melhorar a saúde e o bem estar geral de seus praticantes, no âmbito profissional, o esporte pode ser um verdadeiro promotor da paz e da união entre povos.

Em um contexto social tão atribulado e com valores de base ameaçados, vamos torcer para que, em 2015, os eventos esportivos cumpram, sobretudo, seu papel social.

Tags:

papel social, Comportamento, esporte, calendário 2015



Sobre

Fazer do esporte um instrumento de promoção da fraternidade é aceitar o desafio de descobrir, acima de tudo, a prática de atividades físicas como possibilidade de encontro, de relação. Em uma competição esportiva, o adversário não é um inimigo, nem o jogo uma batalha. Por isso, respeitar as regras predefinidas e preservar um espírito de lealdade e honestidade tornam-se elementos essenciais para que o esporte realize a sua missão socioeducativa. Neste blog, queremos identificar, discutir e descobrir os grandes promotores do esporte no Brasil e no mundo e, com eles, refletir sobre valores que ajudam a edificar a nossa sociedade.

Autores

Valter Hugo Muniz

Jornalista com experiências internacionais na Ásia (Indonésia) e na África (Costa do Marfim). Atualmente mora em Genebra, na Suíça. É formado em jornalismo pela PUC-SP. Trabalhou em agências de comunicação, empresas multinacionais, editoras e na televisão. Concluiu recentemente uma pós-graduação no Instituto Universitário Sophia, em Florença, Itália.