A responsabilidade social do esporte e de todos nós

Nos últimos dias, a comunidade internacional tem se defrontado com episódios dramáticos em que a vida de inocentes tem sucumbido de maneira trágica. Como aceitar passivamente a morte de milhares de sírios que, procurando salvar suas vidas fugindo de um país abandonado ao caos, acabam perdendo-as em um dos maiores cemitérios de refugiados dos século XXI: o Mar Mediterrâneo?

Foto: Divulgação

Antes de tudo, o leitor deve estar se perguntando o que faz esse assunto em um blog que deveria se ocupar com temas ligados ao universo esportivo. A razão é simples. Infelizmente, não é somente no Mar Mediterrâneo que vidas inocentes têm sido perdidas, graças ao silêncio escandaloso daqueles que as poderiam salvar. No Qatar, país que sediará a Copa do Mundo de futebol em 2022, o vítimas também são inúmeras e não param de crescer.

Em um post anterior, apresentei de maneira breve o recente projeto de incentivo ao esporte promovido pelo Qatar procurando questionar também os custos sociais desse processo. Contudo, hoje, após ler a matéria da agência de notícias internacional Zenit, denunciando os casos de morte e escravidão no país do Oriente Médio por conta dos preparativos para a Copa, achei oportuno resgatar o tema para ressaltar a importância de nos informarmos e, sobretudo, agirmos politicamente diante da injustiça social.

Segundo o Zenit “sob o sol do Catar, 1.200 pessoas já morreram na construção de estádios para o Mundial de Futebol de 2022”. As causas estão diretamente ligadas ao sistema "kafala", em que mais de um milhão de trabalhadores são obrigados a trabalhar 16 horas por dia, com 50 graus centígrados à sombra. “ Os empregados não podem deixar a empresa sem o consentimento do empregador, não têm visto para sair do país e não existe acordo claro sobre as condições de trabalho, as horas e os salários”, explica a matéria da agência internacional.

Enquanto a vida de muitos indianos e nepaleses envolvidos na construção dos estádios são descartadas de maneira horrenda, a FIFA permanece silenciosa, sem se dar conta da sua cumplicidade evidente. Da mesma forma, no Mediterrâneo, as instituições europeias observam os mortos sírios, sem tomar providencias que evitem novos casos.

E o cidadão comum? Eu, você, o que podemos fazer? Antes de tudo, nos informarmos. Depois, agir. Boicotando, protestando, denunciando e, acima de tudo, promovendo a solidariedade que acolhe e protege os mais necessitados e exigindo o desenvolvimento que não oprime os mais fracos, mas que trabalha para prover uma dignidade humana universal. Essa é uma missão da política, da economia, do esporte, mas é também um dever de cada cidadão do mundo. Mãos à obra. 

Tags:

Copa do Mundo, exploração, qatar, refugiados, Direitos Humanos, fifa, estádios, dignidade, construção, mortes, mortos, síria, trabalho escravo



Sobre

Fazer do esporte um instrumento de promoção da fraternidade é aceitar o desafio de descobrir, acima de tudo, a prática de atividades físicas como possibilidade de encontro, de relação. Em uma competição esportiva, o adversário não é um inimigo, nem o jogo uma batalha. Por isso, respeitar as regras predefinidas e preservar um espírito de lealdade e honestidade tornam-se elementos essenciais para que o esporte realize a sua missão socioeducativa. Neste blog, queremos identificar, discutir e descobrir os grandes promotores do esporte no Brasil e no mundo e, com eles, refletir sobre valores que ajudam a edificar a nossa sociedade.

Autores

Valter Hugo Muniz

Jornalista com experiências internacionais na Ásia (Indonésia) e na África (Costa do Marfim). Atualmente mora em Genebra, na Suíça. É formado em jornalismo pela PUC-SP. Trabalhou em agências de comunicação, empresas multinacionais, editoras e na televisão. Concluiu recentemente uma pós-graduação no Instituto Universitário Sophia, em Florença, Itália.