Flávia Savary - 40 anos de um banquete literário

Posso dizer, sem falsa modéstia, que tenho uma das profissões mais prazerosas do mundo. Trabalhar com textos literários voltados ao público infantil e juvenil não é um trabalho, mas um presente divino. Além de transitar por contos de fadas, histórias fantásticas, lendas, fábulas poemas e poesias, tenho muitas vezes o privilégio de conviver com seus autores e ilustradores, que são muito mais que texto e imagem, são homens e mulheres, de carne e osso, que, vestidos de imaginação, nos oferecem a possibilidade de produzirmos o alimento da alma desde a tenra idade: o livro infantil.

Flávia Savary, escritora, ilustradora e dramaturga consagrada e premiada que comemora quatro décadas de carreira neste ano. Foto: T. Borges

E por falar em imaginação e alimento da alma, não posso deixar o mês de novembro passar em branco sem deixar uma homenagem a nossa amiga Flávia Savary, autora da casa, escritora, ilustradora e dramaturga consagrada e premiada que comemora quatro décadas de carreira.

Conheci a Flávia em meados de 2012, apresentada apenas virtualmente, por um amigo carioca em comum. De lá para cá, muito aprendizado, edição daqui, correções dali, adaptações, textos que iam e vinham, muitas ideias e boas risadas ilustradas por  "kkkkk, rsrsrsrs",  uma conversa sempre à distância. Desse relacionamento, repleto de afeto e profissionalismo, nasceram contos, histórias e poemas para a seção Ponto, vírgula e conto da revista Cidade Nova e um livro carregado de significado chamado A Roupa Nova do Arco-da-Velha.

Entre e-mails e telefonemas, nunca havíamos nos visto, no entanto não nos chamávamos mais de Andréa e Flávia, mas de “Comadres” e assim ficamos a nos chamar até hoje... Comadre para lá e comadre para cá. Este ano, por conta do lançamento do livro A Roupa Nova do Arco-da-Velha,  nos encontramos no saguão do aeroporto de Congonhas, finamente nos vimos cara a cara e foi uma festa. Por quatro dias fizemos “a festa das comadres"!

O que falar da minha “Comadre” pelos seus 40 anos de carreira? Pensei em algumas palavras, cheguei até a desenvolver um texto sobre a sua trajetória literária, enumerando suas obras, feitos e refeitos, peças teatrais etc.. A certa altura, resolvi escutar o que o meu coração e a minha admiração sopravam aos meus ouvidos: Flávia é uma mulher com alma de menina.

A Roupa Nova do Arco-da-Velha

Para que vocês a conheçam um pouquinho, posto o link da entrevista concedida por ela ao jornalista Thiago Borges e publicada em nossa revista, Cidade Nova de outubro: http://goo.gl/KPqFpe

Como completar 40 anos de carreira é coisa para poucos, a cidade de Teresópolis, na região serrada do Rio de Janeiro, lugar escolhido a dedo por Flávia para morar, dá os parabéns a essa autora com um abraço gigante. O SESC de Teresópolis convida Flávia a subir ao palco de 25 a 28/11 para uma série de atividades literárias. Já no dia 29/11, um sábado, será a vez da 2ª Fli Serrana – Festa Literária da Região Serrana, que prestará a sua homenagem a autora, elegendo-a como a autora homenageada pelo evento.

Obrigada minha querida “Comadre” pelo banquete literário que você nos serviu e que continuará a servir por mais 40 anos!

Tags:

flávia savary, cidade nova, homenagem, flavia savary, a roupa nova do arco-da-velha, literatura



Sobre

Nossa proposta é criar um canal de comunicação, discussão e reflexão com pais, educadores, mediadores de leitura e professores. Mas, antes de tudo, leitores! Nossa missão é abordar vários temas pertinentes ao Universo Infantil, desde comportamento, educação dos filhos, vida escolar, leitura e literatura, capacitação de professores, projetos de incentivo à leitura e gente que põe a mão na massa etc... Ufa! São muitos assuntos a explorar, compartilhar e experiências a trocar, desenvolvidos pelo nosso Editorial Infantil, especialistas e convidados.

Autores

Andrea Russo Vilela

Colaboro há 15 anos com a Editora Cidade Nova, já atuei junto à equipe de redação da revista e atualmente coordeno o Editorial Infantil (editora de livros infantis e projetos de incentivo à leitura) e a seção "Ponto, vírgula e conto" da revista Cidade Nova. Graduada em Administração de Empresas e ilustradora pelo Instituto Tomie Ohtake.