5 ferramentas online que ajudam a votar bem

Foto: Pico/Fotolia

Ainda dá tempo de se preparar bem para as eleições, que estão cada vez mais próximas. Que tal aproveitar o fim de semana para explorar algumas ferramentas fantásticas, disponíveis gratuitamente na internet, para escolher os melhores candidatos? Confira! 

Google Eleições 2014

Nesta página criada pelo Google é possível saber quem são os mais de 20 mil candidatos que esperam receber nosso voto no dia 5 de outubro. Um mapa interativo permite fazer buscas por cargo e estado da federação e filtrar os resultados por partido. Ao clicar no nome do político, você tem acesso a informações como profissão, idade, bens declarados, coalisão, nível educacional e página na internet, tudo com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral.

O site também disponibiliza, links para perfis detalhados de cada candidato, elaborados pela Transparência Brasil, com informações sobre ocorrências na justiça e nos tribunais de contas, produtividade legislativa e comportamento nas votações de matérias em plenário, número de faltas, uso de cota parlamentar (no caso de quem já exerceu algum mandato), entre outras informações.

Projeto Brasil

Neste site, as propostas dos candidatos à presidência aparecem na tela aleatoriamente e você diz se concorda ou não com elas, sem saber quem é o autor, que só é revelado depois que você fez sua escolha. A ideia é que você possa fazer uma avaliação livre de preconceitos. No fim, com base em suas respostas, o site elabora um ranking com os candidatos mais bem avaliados. Quanto mais propostas você avaliar, maior a confiabilidade do ranking.

Também estão disponíveis no site listas com todas as propostas de cada candidato à presidência, dividas por áreas como educação, saúde, segurança, infraestrutura, entre outras. É possível colocá-las lado a lado, para poder compará-las.

VoteLab

Este site tem uma proposta parecida com o anterior, mas trabalha com informações sobre os candidatos a Deputado Federal e Estadual.  Nele, você deve responder a um questionário com 20 perguntas sobre temas como administração pública, impostos, saúde, educação, segurança, emprego, prostituição, homossexualismo, programas sociais, economia, drogas, entre outros. A partir das suas respostas, o site apresenta os cinco candidatos que mais têm afinidade com você. Vale a ressalva de que, até agora, estão cadastrados no site apenas 1539 candidatos, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É portanto uma ferramenta útil, mas ainda um pouco limitada.

Truco – Agência Pública

Está difícil descobrir quando um candidato diz ou não a verdade nas superproduções do Horário Eleitoral Gratuito? A Agência Pública checa os dados mais relevantes apresentados pelos presidenciáveis nas noites de terça, quinta e sábado e pede que eles expliquem promessas ou dados importantes aparentemente insustentáveis. Além das respostas dos candidatos, o site publica reportagens que corroboram, complementam ou desmentem as afirmações feitas durante a propaganda política. Você pode até não concordar com todos os posicionamentos da equipe do portal, mas a interação crítica estabelecida por eles com os principais candidatos à presidência pode ser muito útil no momento de tomar uma decisão.

Newsletter Incancelável

Escolheu seus candidatos? Então cadastre-os no site Newsletter Incancelável. Ao fazer isso, você passa a receber por e-mail, todo mês, um relatório com as notícias mais relevantes sobre os seus escolhidos. Caso mude de ideia antes das eleições, é possível entrar novamente no site e alterar suas escolhas. Após o pleito, não tem mais volta: você passará os próximos quatro anos recebendo a newsletter mensal com informações sobre a atuação dos seus candidatos. Uma ótima ferramenta para nos estimular a monitorar o trabalho de nossos representantes. Melhor pensar bem antes de escolher!

Tags:

voto, eleições, avaliação, escolha, propostas, candidatos, informação, ferramentas online



Sobre

Pensar e agir politicamente é como arrumar a casa. Podemos até não gostar do empenho requerido pela árdua tarefa, mas, se quisermos habitar um ambiente de paz e dignidade, é necessário cumpri-la. Cada ato nosso tem consequências para aqueles que compartilham conosco um bairro, uma cidade, um estado, um país. Para além das necessárias distinções entre as esferas pública e privada, a construção do bem comum só é possível por meio de interações saudáveis entre o Estado e seus diferentes poderes, a economia e a sociedade civil. A missão de desatar os nós desse complexo e fascinante emaranhado de relações cabe a todos nós.

Autores

Daniel Fassa

Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Fassa é pós-graduado em Filosofia Política pelo Instituto Universitário Sophia (Florença, Itália), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutorando na mesma área pela PUC-Rio. É repórter da revista Cidade Nova e editor deste Portal.