O equilíbrio do amor na relação com os filhos

Acabamos de lançar o livro Amor Demais - Afinal, existe uma medida certa na relação com os filhos?, do psicoterapeuta Osvaldo Poli. Por meio de analogias, metáforas e relatos de casos que acompanhou em seus atendimentos, o autor consegue passar com muita clareza os desencontros e desencantos promovidos pelo amor exagerado, sem limites, um amor não produtivo e com consequências negativas. 

Lançamento do livro "Amor demais".

Para o lançamento, contamos com a  participação do psicoterapeuta Sérgio Uchôa e da psicopedagoga Regina Pundek, num bate-papo muito agradável com pais, educadores e amigos na livraria Nobel da Granja Viana, em Cotia (SP).

Divido com vocês a percepção do Dr. Sérgio Uchôa sobre a temática do livro. Na próxima semana postarei a visão de Regina Pundek sobre o assunto:

Amor Demais, à luz da psicologia

Por Sérgio Luiz de Mendonça Uchôa*

A sociedade atual, extremamente capitalista, coloca os pais em xeque-mate. O consumo, o culto ao ter e ao poder dividem a atenção das pessoas e obrigam-nas a enfrentar jornadas de trabalho cada vez mais longas na busca da tão sonhada estabilidade financeira. Em contrapartida, pais e filhos não encontram mais tempo de “estar em família”. Isso, aliado às distâncias territoriais do nosso país, contribui ainda mais para privar as crianças daquela convivência familiar entre avós, tios, primos... tão comuns em tempos atrás. Sem dúvida, a mistura desses fatores pode desencadear uma dose considerável de desatenção e abandono na educação dos filhos.

O livro de Osvaldo Poli e seu conteúdo ajudam e elucidam os pais a encontrarem formas adequadas de educar e preparar seus filhos para a vida, para o mundo. Mundo esse que, a cada dia, se torna mais cobrador e competitivo, exigindo assim uma equilibrada estrutura psicológica na relação entre pais e filhos.

É claro que a angústia em bem criar os filhos, às vezes desencadeia comportamentos e reações exageradas e desorientadas pelos pais. Afinal, quando nasce uma criança ela não vem com manual de instrução entregue pela maternidade.

Poli consegue, em suas explicações, prender a atenção do leitor levando-o a se identificar com muitos modelos descritos, consequentemente nos faz refletir e reconhecer nossos exageros.

Tudo que esclarece, ilumina nossa visão com relação à educação dos nossos filhos, é muito bem vindo, portanto, esta obra nos serve como uma importante bússola orientadora no meio de caminhos e encruzilhadas onde muitos pais ansiosos e angustiados se perdem.

Amor Demais cita o equilíbrio no amor como a ferramenta principal para se concretizar o bem educacional dos filhos. É fácil concordar e até compreender suas explicações, mas na prática fica a dificuldade de atuar e elaborar tais problemas. É na encruzilhada entre a teoria e a prática que os pais se perdem.

O amor exagerado, sem limites, prende sufoca e amordaça o aprendizado e o desenvolvimento. Já o amor produtivo é livre e capacita o outro para as suas descobertas personalizando-as, reforçando cada vez mais o ego e seu potencial. Nossos filhos não nos pertencem, eles são do mundo. Devem ser criados para o mundo. A maturidade na aceitação deste parâmetro é que contribui para amar produtivamente.

Com certeza esta obra confortará e guiará muitos pais e filhos na jornada de uma vida mais harmônica e equilibrada.

*Psicólogo clínico formado há mais de trinta anos com especialização em psicoterapia analítica pela Universidade São Francisco, em Itatiba/SP

Tags:

educação, convivência, maturidade, amor, pais e filhos, família, limites



Sobre

Nossa proposta é criar um canal de comunicação, discussão e reflexão com pais, educadores, mediadores de leitura e professores. Mas, antes de tudo, leitores! Nossa missão é abordar vários temas pertinentes ao Universo Infantil, desde comportamento, educação dos filhos, vida escolar, leitura e literatura, capacitação de professores, projetos de incentivo à leitura e gente que põe a mão na massa etc... Ufa! São muitos assuntos a explorar, compartilhar e experiências a trocar, desenvolvidos pelo nosso Editorial Infantil, especialistas e convidados.

Autores

Andrea Russo Vilela

Colaboro há 15 anos com a Editora Cidade Nova, já atuei junto à equipe de redação da revista e atualmente coordeno o Editorial Infantil (editora de livros infantis e projetos de incentivo à leitura) e a seção "Ponto, vírgula e conto" da revista Cidade Nova. Graduada em Administração de Empresas e ilustradora pelo Instituto Tomie Ohtake.