A ternura no futebol

A influência econômica no Esporte, especialmente no futebol, tem uma maior relevância neste momento histórico em que nos encontramos. Nada novo até aí. Contudo, diante desse contexto, motivo frequente de desilusão, podemos sempre renovar a nossa capacidade de acompanhar as competições esportivas, procurando identificar fragmentos de fraternidade e gestos que promovem alguns valores esquecidos com o passar do tempo. Um deles eu gostaria de destacar hoje: a ternura para com os idosos.

O abraço afetuoso à “nonna”

Ontem, durante o campeonato italiano de futebol masculino, uma cena em particular chamou a atenção de torcedores e da mídia europeia. E não foram as partidas disputadas e nem os belos gols, mas um abraço.

Durante a partida Roma x Cagliari, o meia atacante do time da capital italiana Alessandro Florenzi, considerado um dos jovens talentos do país, após marcar o seu gol, correu para a arquibancada e abraçou sua avó, causando grande comoção em todo o estádio.

Pela primeira vez no estádio Olímpico de Roma, “nonna” (avó, em italiano) Aurora, de 82 anos, disse ao seu neto que iria ao estádio, mas que ele deveria saudá-la. Depois do gol e do abraço, a dedicatória de Florenzi: “Esse gol é para a minha avó, (ela) é fantástica”, acrescentando “é a primeira vez que ela vem me ver, nunca tinha vindo, até quando eu era criança, quando podia comparecer com mais facilidade”. Confira:

 

A avó de Florenzi não conseguiu esconder a emoção, flagrada pelas câmeras do estádio. “Foi uma grande alegria hoje, para mim”, disse Aurora ao ser entrevistada no final da partida. “Eu não estava muito bem de saúde, por isso não pude vir ao estádio ver o meu neto. Emocionei-me porque meu marido também jogava futebol e o Alessandro me fez lembrar dele”, explicou.

Mesmo tendo que arcar com uma multa por ter recebido o cartão amarelo, o jogador do Roma não se arrependeu do gesto espontâneo e comovente. Sinal concreto de que algumas atitudes transcendem os aspectos econômicos.

O abraço de Florenzi também foi valorizado pelo técnico do Roma: “Hoje à noite, também a avó do Florenzi foi embora feliz. Ver aquela cena me deixou muito contente. É essa a parte bonita do futebol”.

A atitude do jovem jogador italiano precisa ser valorizada, porque exprime uma beleza rara, que nos ajuda a lembrar que o esporte, acima de tudo, é praticado por seres humanos, na sua mais pura autenticidade.

Tags:

florenzi, roma, gol, comemoração, avó, cagliari, abraço, nonna



Sobre

Fazer do esporte um instrumento de promoção da fraternidade é aceitar o desafio de descobrir, acima de tudo, a prática de atividades físicas como possibilidade de encontro, de relação. Em uma competição esportiva, o adversário não é um inimigo, nem o jogo uma batalha. Por isso, respeitar as regras predefinidas e preservar um espírito de lealdade e honestidade tornam-se elementos essenciais para que o esporte realize a sua missão socioeducativa. Neste blog, queremos identificar, discutir e descobrir os grandes promotores do esporte no Brasil e no mundo e, com eles, refletir sobre valores que ajudam a edificar a nossa sociedade.

Autores

Valter Hugo Muniz

Jornalista com experiências internacionais na Ásia (Indonésia) e na África (Costa do Marfim). Atualmente mora em Genebra, na Suíça. É formado em jornalismo pela PUC-SP. Trabalhou em agências de comunicação, empresas multinacionais, editoras e na televisão. Concluiu recentemente uma pós-graduação no Instituto Universitário Sophia, em Florença, Itália.