Sportmeet: o esporte na perspectiva do encontro

Talvez o leitor desse blog concorde com a ideia de que o Esporte, com suas modalidades e protagonistas, tem o desafio de ser um verdadeiro instrumento para o enriquecimento da vida em sociedade. O Fair Play nasceu justamente para promover testemunhos, institucionais ou pessoais, que concorram para esse objetivo.

Concebendo o esporte como espaço de encontro, a rede mundial Sportmeet reúne atletas e profissionais do mundo esportivo, homens e mulheres de todas as idades culturas, etnias e línguas. Os membros do grupo têm o desejo comum de contribuir, através do esporte, à construção de um mundo mais fraterno.

Congressos, projetos esportivos e sociais, curso de formação são algumas das atividades promovidas pelo Sportmeet. A mais recente entre elas foi a Summer School (escola de verão), no mês passado, na cidade de Ariccia, próxima à capital italiana, Roma.

Foto: Divulgação

Com representantes de diferentes regiões da Itália, a Summer School fez um balanço dos 12 anos de atividade da rede mundial. O resultado apontou um patrimônio articulado e consolidado, fruto de mais de uma década de atividades, enriquecidas pelas reflexões e testemunhos, além dos inúmeros projetos educativos e sociais.  Desde o seu surgimento, o Sportmeet conseguiu construir um importante diálogo com instituições locais, esportivas e também colaborou com instituições educacionais e associações esportivas.

Uma das propostas que surgiram no evento do mês passado foi convidar representantes da rede, provenientes de outros países, para fazerem parte da comissão internacional, com a finalidade de ampliar a atuação da rede.

Também foi constituído um grupo de trabalho com objetivo de servir o Sportmeet no que diz respeito aos setores em que o grupo atua como, por exemplo, momentos de formação, eventos, educação, cooperação para o desenvolvimento, o estudo e a pesquisa.

Sportmeet no Brasil

Outra importante tarefa, relacionada ao grupo de trabalho mencionado, é a continuidade do comitê cientifico, constituído para preparar o próximo grande evento da rede internacional.

No final de janeiro de 2015, o Sportmeet organizará o congresso sul-americano em São Paulo, uma oportunidade para expandir tanto a reflexão, como a partilha de projetos e ideias, com o objetivo de continuar promovendo a dimensão solidária do esporte.

O projeto do Sportmeet é audacioso. Contudo, os anos de experiência prática mostraram à rede internacional que ele não só é possível, como pode ser uma resposta atual aos desafios ligados ao mundo esportivo, principalmente no que diz respeito à promoção do ser humano. Para conhecer um pouco mais dos trabalhos e atividades do Sportmeet, entre no site oficial da rede: www.sportmeet.org

Tags:

solidariedade, organização, congresso janeiro de 2015, São Paulo, esporte, encontro, Fraternidade, rede, roma, escola de verão



Sobre

Fazer do esporte um instrumento de promoção da fraternidade é aceitar o desafio de descobrir, acima de tudo, a prática de atividades físicas como possibilidade de encontro, de relação. Em uma competição esportiva, o adversário não é um inimigo, nem o jogo uma batalha. Por isso, respeitar as regras predefinidas e preservar um espírito de lealdade e honestidade tornam-se elementos essenciais para que o esporte realize a sua missão socioeducativa. Neste blog, queremos identificar, discutir e descobrir os grandes promotores do esporte no Brasil e no mundo e, com eles, refletir sobre valores que ajudam a edificar a nossa sociedade.

Autores

Valter Hugo Muniz

Jornalista com experiências internacionais na Ásia (Indonésia) e na África (Costa do Marfim). Atualmente mora em Genebra, na Suíça. É formado em jornalismo pela PUC-SP. Trabalhou em agências de comunicação, empresas multinacionais, editoras e na televisão. Concluiu recentemente uma pós-graduação no Instituto Universitário Sophia, em Florença, Itália.