Um app que te ajuda a viver o momento presente

Não é novidade que desde a “invasão” das novas tecnologias em nossas vidas as pessoas têm sido acometidas por um certo vício no uso de smartphones e dispositivos móveis.

Se a coisa já é séria quando pensamos em alguém que não desgruda do celular mesmo estando em uma roda de amigos, jogando conversa fora, o que dizer dos jovens que não largam o celular mesmo durante as aulas na escola ou na Universidade?

O aplicativo Pocket Points premia alunos que conseguem ficar o máximo de tempo possível sem consultar seus smartphones em ambientes de estudo. Foto: Divulgação

A última novidade nos EUA é o aplicativo Pocket Points que usa gamefication para premiar alunos que conseguem ficar o máximo de tempo possível sem consultar seus smartphones em ambientes de estudo.

A dinâmica é bem simples. Basta abrir o app ao chegar a uma escola ou universidade e o sistema GPS reconhecerá se o aluno está mesmo no ambiente indicado. A partir daí, a cada 20 minutos sem usar o aparelho, o aluno é bonificado com 1 ponto. Os pontos acumulados podem ser trocados por brindes ou utilizados na obtenção de descontos em mais de 100 lojas e restaurantes norte-americanos credenciados. Por 20 pontos, por exemplo, dá para descolar um cafézinho.

Para Rob Richardson, um dos desenvolvedores do aplicativo, o sistema propicia benefícios para todos. Os estudantes conseguem notas melhores por prestar mais atenção às aulas, os professores gostam dessa atitude e os estabelecimentos acabam obtendo mais uma forma de fidelizar clientes.

A que ponto chegamos, não é mesmo? É claro que não deveríamos precisar de aplicativos assim, mas se a tecnologia pode ajudar o ser humano a colocar limites no uso da própria tecnologia, então é bom utilizarmos desse sistema reverso para tentar conscientizar mais os jovens sobre o quão gratificante pode ser dar a cada coisa e a cada momento o seu devido valor. Afinal, o momento presente é um só e você não quer perdê-lo olhando para a tela do seu celular, não é?

Tags:

escola, estudo, momento presente, aplicativos, celular, universidade, foco, smartphones, atenção



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.