Facebook terá centro de pesquisa em inteligência artificial em Paris

Paris foi a cidade escolhida pelo Facebook para dar mais uma injeção de tecnologia na rede social. Mark Zuckerberg acaba de anunciar um novo centro de pesquisa em inteligência artificial na capital francesa. Este é o terceiro. Os outros dois estão localizados em Nova York e no Vale do Silício, nos Estados Unidos. 

Facebook terá centro de pesquisa em inteligência artificial em Paris. Foto: Divulgação

A aposta em IA, que já envolveu cerca de US$ 1 bilhão em pesquisas, deve garantir um desempenho melhor no feed de notícias dos usuários, mas principalmente dar uma boa base para o desenvolvimento do Oculus, o dispositivo de realidade aumentada do Facebook que deve ser lançado logo mais. 

A inteligência artificial torna softwares capazes de aprender com atitudes humanas, além de perceber o contexto de um ambiente e ser capaz de tomar atitudes. 

Certamente um novo passo com dois lados de uma mesma moeda. Com IA, o Facebook será capaz de entregar serviços mais inteligentes e propiciar uma interação homem-máquina mais harmônica no Oculus. Mas também, e muito provavelmente, continuará usando indiscriminadamente nossas informações de navegabilidade na internet em benefício dos seus serviços de publicidade. A fonte de ouro da rede social. 

Decidi "fugir" um pouco das histórias habituais para dar espaço para essa notícia. Afinal, o investimento desses grandes players de mercado sinaliza para que lado a inovação está soprando. Vamos acompanhar para ver o que vem por aí!



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.