Em quê a ciência pode nos transformar?

Essa semana consegui visitar uma exposição bem interessante no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. A artista australiana, Patrícia Piccinini, choca os espectadores com esculturas belas e grotescas, colocadas em convivência harmônica nas salas de sua mostra.

Foto: Divulgação

As obras têm tudo a ver com tecnologia. Patrícia busca mostrar como pode ser a nossa vida daqui um tempo, quando todas as mutações genéticas, alimentos transgênicos e contato tão próximo com os eletrônicos produzirem marcas físicas na natureza e nos seres humanos. Teremos seres diferentes convivendo entre nós? Saberemos ter um olhar livre de julgamentos para com aqueles que fogem dos padrões? 

Patrícia cita algumas lendas antigas que mostram a proteção que animais sempre ofereceram aos seres humanos, em especial às crianças, e transpõe essas histórias utilizando figuras de criaturas fisicamente assustadoras e gestualmente dóceis.

Foto: Divulgação

Uma de suas frases sobre a obra que possui uma menina que olha encantada para um desses seres grotescos resume bem o trabalho de Piccinini: “O encantamento está em seus olhos, o estranhamento nos nossos.”

Acho que não precisamos pensar que as obras da artista querem remeter ao futuro. Mesmo que não saibamos ainda as reais consequências de tantas modificações na natureza, a lição de convivência entre os diferentes já está valendo para a sociedade dos dias de hoje. Ao menos foi isso o que senti durante a exposição. 

Quantas vezes temos diante de nós bons amigos e olhamos mais para o celular ao invés de dirigir-lhe um olhar de encantamento? Quantas vezes não somos capazes de dar um colo ou um abraço em quem é de uma cultura diferente? 

Se você mora em São Paulo, vale a pena a visita e a reflexão que a artista propõe.

Tags:

esculturas, São Paulo, grotescas, belas, artista australiana patrícia p, centro cultural banco do brasi



Sobre

Todos os conceitos relacionados às mídias sociais e novas tecnologias fascinam pela sua proximidade com a fraternidade. Podemos ir das redes, com seus nós e laços, passar pela colaboração e pelas comunidades e chegar ao simples “social”, que comporta toda a beleza dos relacionamentos humanos. E já que a internet tem suas infinitas possibilidades, nos propomos neste blog a trazer os bons exemplos de comunidades, iniciativas e técnicas que, tijolinho por tijolinho, ajudam na construção de uma sociedade mais fraterna e mais criativa.

Autores

Cibele Lana

Jornalista desde sempre encantada com as múltiplas possibilidades de comunicação e conexão proporcionadas pela internet. Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital para Empresas pela USP. Já trabalhou em agências e atualmente é community manager em empresa com foco em negócios.