Sociedade / Sustentabilidade
  

Mais de 200 cidades brasileiras aderem à Hora do Planeta

Segundo a ONG WWF, as 27 capitais brasileiras e mais de 180 municípios apagaram as luzes no último sábado (28), em ato simbólico para alertar sobre as alterações climáticas

por Mariana Branco - Agência Brasil*   publicado às 08:17 de 30/03/2015, modificado às 08:17 de 30/03/2015

A organização não governamental (ONG) WWF informou que, no último sábado (28), as 27 capitais brasileiras, mais de 180 municípios e mais de 600 monumentos apagaram as luzes, como parte da mobilização Hora do Planeta. No mundo, houve adesão de mais de 10 mil cidades em 172 países. Trata-se de um movimento simbólico para alertar a população sobre as alterações climáticas. A manifestação ocorre uma vez por ano, no fim de março. Vários pontos do mundo apagam as luzes das 20h30 às 21h30, em seus horários locais, assumindo compromisso com a sustentabilidade.

Locais como o Congresso Nacional, a Catedral e palácios, em Brasília, apagaram as luzes como parte da Hora do Planeta, mobilização liderada pela organização não governamental WWF. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

De acordo com a WWF, no Brasil houve participação de órgãos públicos, empresas e pessoas físicas. A ONG explica que faz contato prévio com os órgãos públicos, convidando-os a aderir. São contabilizados entre os participantes somente aqueles que preenchem e enviam um termo de adesão. No caso das empresas e pessoas físicas, a participação é livre e não há como contabilizar.

No país, pontos famosos como o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana, em Brasília, participaram do movimento. No exterior, a Torre Eiffel, em Paris, permaneceu no escuro durante cinco minutos. O monumento não desligou as luzes por mais tempo por razões de segurança. Cerca de 300 outros monumentos em Paris participaram da Hora do Planeta. A ponte de Sidney, na Austrália, a Times Square, em Nova York, o Big Ben, em Londres, e a Torre Taipei (um dos edifícios mais altos do mundo), em Taiwan, também apagaram as luzes.

*Com informações da Agência Lusa

Tags:

Conscientização, mudanças climáticas, energia, wwf, luzes, hora do planeta

Confira também

RevistaSociedade / Sustentabilidade

Abril / 2016

Sol e água fresca
por ANA CAROLINA WOLFE
RevistaMeio-ambiente / Sustentabilidade

Maio / 2017

A guerra do carvão
por ANA CAROLINA WOLFE
Cidade InstigaMeio-ambiente / Sustentabilidade
ambientado
Vai de carro?
por Ana Carolina Wolfe