Ciência / Educação
  

Brasileiros conquistam quatro medalhas em olimpíada de informática

Equipe do Brasil, que contou com 5 estudantes e um professor, está entre as poucas com mais de uma medalha na competição

por Agência Fapesp   publicado às 09:02 de 22/07/2014, modificado às 09:04 de 22/07/2014

Foto: Reprodução

A equipe brasileira que participou da International Olympiads in Informatics (IOI), realizada em Taiwan, de 13 a 20 de julho, obteve um ótimo resultado, com todos os integrantes trazendo medalhas. Arthur Ferreira do Nascimento e Mateus Bezrutchka, do Colégio Etapa (São Paulo), conquistaram medalhas de prata, enquanto Arthur Pratti Dadalto (da Universidade Federal do Espírito Santo) e Michel Rozenberg Zelazny, também do Etapa, ganharam medalhas de bronze. Cláudio Leonardo Lucchesi, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o estudante Felipe Abella foram os líderes da delegação brasileira em Taiwan.

A International Olympiads in Informatics contou com a participação de 311 alunos de 82 países. “Poucos são os países que conseguem quatro medalhas em uma mesma edição dessa olimpíada e o resultado mostra a ótima qualidade dos alunos brasileiros”, disse o professor Ricardo Anido, diretor de Competições da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenador da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2014.

Os integrantes da equipe brasileira foram selecionados entre os melhores competidores da OBI, competição anual para alunos dos ensinos fundamental e médio promovida pela SBC e pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Segundo Anido, o patrocínio da FCC garante a realização da OBI e a preparação dos alunos para a olimpíada internacional.

Mais informações: http://stats.ioinformatics.org/olympiads/2014

Tags:

ensino, competição, informática, interação