Sociedade / Política
  

Projeto em penitenciária feminina do DF conscientiza sobre direitos humanos

Iniciativa favorece boas relações entre internas e servidores das áreas de saúde, administração, segurança e assistência social do presídio

por ONU Brasil   publicado às 11:44 de 05/02/2015, modificado às 11:45 de 05/02/2015

O Projeto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com a União Europeia no Brasil e com o apoio do Ministério da Saúde, “A Liberdade de olhar“, foi implementado na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. A iniciativa tem por objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário.

O objetivo do projeto "A liberdade de olhar" é desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário. Foto: UNODC

Entre os dias 19 e 23 de janeiro foram realizadas oficinas de fotografia, nas quais os participantes tiveram a chance de expressar seus olhares sobre o ambiente prisional, por meio da captura de imagens que representam as percepções e os sentimentos de quem vive o cotidiano dos presídios brasileiros.

As imagens produzidas pelos participantes foram utilizadas na segunda etapa do projeto que aconteceu entre os dias 26 e 30 de janeiro. Nesse segundo momento, aconteceram discussões sobre direitos humanos a partir das fotografias selecionadas pelos participantes que serviram para abrir um espaço de diálogo sobre as relações e percepções entre pessoas encarceradas e profissionais do sistema prisional, abordando conceitos e diretrizes sobre gênero, vulnerabilidades, promoção à saúde, prevenção de doenças e violência.

Participaram das oficinas 15 internas e 14 servidores das áreas de saúde, administração, segurança e assistência social do presídio que compartilham diariamente espaços internos específicos, mas que possuem perspectivas e papéis diferentes.

O projeto já foi implementado com sucesso em duas penitenciárias de Porto Alegre e no Centro de Detenção Provisória (CDP)de Brasília.

Tags:

onu, Direitos Humanos, Conscientização, penitenciária feminina, sistema prisional, relações, projeto, iniciativa, unodc, prisão, presídio