Descubra a origem do dia da Bíblia

Dia 30 de setembro é o Dia da Bíblia e, para quem está inserido em uma comunidade católica, o mês foi todo permeado por celebrações especiais e reflexões sobre o livro sagrado. Você sabe por quê?

por Web Master   publicado às 00:00 de 27/09/2019, modificado às 15:48 de 27/09/2019

Setembro está chegando ao fim, mas uma data importante para os católicos fecha esse mês. Dia 30 de setembro é o Dia da Bíblia e, para quem está inserido em uma comunidade católica, o mês foi todo permeado por celebrações especiais e reflexões sobre o livro sagrado.

Mas você sabe por que celebramos o dia da bíblia no dia 30 e por que setembro é o mês da Bíblia?

Desde 1947, os católicos comemoram o dia da Bíblia no último domingo de setembro. E desde 1971, portanto, mais recente, a Igreja Católica dedicou todo o mês de setembro à Palavra de Deus.

A origem dessa celebração está ligada a São Jerônimo (340 – 420d.C), escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. Foi São Jerônimo que, a pedido do Papa Dâmaso, traduziu com precisão a Bíblia dos originais, hebraico e grego, para o latim, que era a língua mais falada no mundo e utilizada oficialmente pela Igreja. Essa tradução recebeu o nome de Vulgata.

São Jerônimo faleceu aos 80 anos de idade, em 30 de setembro e por isso a ligação desse santo com o dia da Bíblia.

“Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. (São Jerônimo)

A importância da Bíblia para os cristãos

Para os cristãos, a Bíblia é um livro divino e humano, inspirado por Deus, mas escrito por homens. Nela, o povo que crê em Jesus encontra no Antigo Testamento a preparação para a sua vinda e, no novo, a realização do seu Reino. O ponto central da Bíblia para os cristão é Jesus, a convergência de todas as profecias.

“O Novo estava latente no Antigo e o Antigo se esclarece no Novo”, disse Santo Agostinho.  

Os cristãos evangélicos celebram o dia da Bíblia no segundo domingo de dezembro. 

Confira algumas curiosidades sobre a Bíblia!

(Fonte: A12)

1 –  Foi o primeiro livro impresso no mundo;

2 – Foi traduzida em 1.800 línguas e é a publicação mais popular do mundo;

3 - A origem da Bíblia é atribuída ao povo hebreu;

4 - A Bíblia, inicialmente, foi composta em três idiomas: os livros mais antigos, em hebraico (mais ou menos ¾ do total); os mais recentes, em grego (com ¼ aproximadamente); e poucas páginas em aramaico;

5- A tradução latina mais conhecida foi feita por São Jerônimo, à base de textos originais do hebraico e grego;

6 - A Carta aos Filipenses foi escrita por Paulo, quando estava na prisão;

7 - O maior versículo está em Ester 8, 9. Na tradução da Bíblia de Aparecida, ele contém 424 palavras;

8 - A Torá é composta pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio);

9 - Evangelho significa “Boa nova”;

10 - O evangelista Lucas não foi discípulo de Jesus. Para escrever o Evangelho, recorreu a testemunhas oculares, que acompanharam a vida de Cristo. Já o evangelista Marcos, era discípulo de Pedro, primo de Barnabé e companheiro de Paulo na primeira viagem missionária;

11 - No Novo Testamento, as cartas eram mensagens direcionadas às primeiras comunidades de fé;

12 - A Carta de Pedro possivelmente não foi escrita por ele, mas por Silvano, apóstolo de Paulo.

 

Tags:

bíblia