5 curiosidades sobre São Tomás de Aquino

Hoje a igreja Católica celebra a vida do santo e doutor da Igreja, São Tomás de Aquino. São Tomás foi um filósofo respeitado, escreveu mais de 60 livros e deixou um legado intelectual e de fé não só para a Igreja como também para a humanidade.

por Cibele Lana   publicado às 00:00 de 28/01/2020, modificado às 09:16 de 30/01/2020

Hoje a igreja Católica celebra a vida do santo e doutor da Igreja, São Tomás de Aquino. São Tomás foi um filósofo respeitado, escreveu mais de 60 livros e deixou um legado intelectual e de fé não só para a Igreja como também para a humanidade.

São Tomás levou uma vida imerso em livros e ensinamentos. Viveu na Idade Média e mostrou com muita propriedade que a razão não está em desacordo com a fé. Defendia que as duas caminham juntas, uma iluminando a outra na busca pela verdade.

Confira 5 curiosidades sobre São Tomás de Aquino.

 

1. Nasceu em uma família muito rica

São Tomás de Aqui nasceu em 1225 em uma família nobre que investiu em sua educação para que se tornasse um homem rico e honrado. Vivia em um castelo, com mais três irmãos e cinco irmãs.

Seus pais não contavam que ele seguiria uma vocação religiosa.

2. Fugiu de casa para seguir sua vocação

São Tomás de Aquino estudou no famoso Monte Cassino e seus pais queria que ele permanecesse ali e não se tornasse um dominicano, uma vocação de muito menos prestígio na época já que esses pediam esmolas e viajavam para evangelizar.

Chegou a viajar escondido para Roma, para um mosteiro dominicano. Foi capturado por um dos seus irmãos em Paris e ao retornar para casa ficou cerca de um ano detido dentro de casa.

Conheça os livros sobre Religião, Espiritualidade e Teologia da Cidade Nova

3. Tinha medo de chuva

São Tomás de Aquino carregava consigo uma relíquia de Santa Inês e sempre que chovia pedia sua proteção. Isso porque quanto São Tomás tinha apenas dois anos, um raio caiu no quarto onde ele dormia e matou sua irmãzinha ainda bebê.

4. Tinha o apelido de “boi mudo”

Por ser muito quieto e quase não falar, sempre imerso em livros e pensamentos, São Tomás tinha o apelido de “boi mudo”.

5. Tinha uma letra horrível

Sua caligrafia também ganhou um apelido: littera inintelligibilis, de tão feia. Mas isso não atrapalhava seus estudos e seus escritos. Seus pensamentos iam muito mais rápidos do que sua escrita e por isso, Aquino ditava para dois ou três assistentes ao mesmo tempo para escrever suas obras.

São Tomás faleceu em 1274 e deixou para a Igreja diversas obras, dentre elas a Suma Teológica e a Suma contra os gentios.

 

Tags:

filosofia, teologia, sao tomás de aquino