Francisco: o papa dos pobres

Em 29 de junho é celebrado, ao redor de todo o mundo, o Dia do Papa. A Cidade Nova fez uma breve apresentação de Jorge Mario Bergoglio, nosso querido Papa Francisco.

por Cibele Lana   publicado às 00:00 de 26/06/2020, modificado às 10:06 de 29/06/2020

Em 29 de junho é celebrado, ao redor de todo o mundo, o Dia do Papa. A Cidade Nova fez uma breve apresentação de Jorge Mario Bergoglio, atualmente conhecido como Papa Francisco, que ocupa o posto de líder da Igreja Católica desde março de 2013 e tem como marco de sua vida pública sacerdotal o carisma e a defesa de um estilo de vida mais simples e do combate urgente da fome e da desigualdade social. Pode parecer clichê, mas Francisco é um papa que é pop. Entenda:

Sobre Jorge Mario Bergoglio

Filho de imigrantes italianos, Jorge Mario Bergoglio nasceu na Argentina em 1936. Ele é o 1º papa latino-americano da história da Igreja Católica e o 226º na linha de sucessão. Durante toda a sua vida, principalmente depois de se tornar um sacerdote, Bergoglio optou por ter hábitos simples e se distanciar do consumismo, repreendendo-o: andava a pé ou usava transporte público; cozinhava o próprio alimento; morava sozinho em um pequeno apartamento e frequentemente visitava favelas em toda Buenos Aires. Quando nomeado Papa, Bergoglio escolheu se chamar Francisco em homenagem e referência a simplicidade e dedicação aos pobres de São Francisco de Assis, o santo que renunciou a toda a riqueza.

O papa dos pobres

Da ordem religiosa jesuíta, que tem como prioridade os votos de pobreza, Jorge Mario Bergoglio faz questão, desde o início de sua vida como sacerdote, de viver uma vida simples e despojada. No dia em que se tornou papa, por exemplo, dispensou o uso de carro blindado e foi ao seu primeiro encontro no Vaticano utilizando um carro comum. Também fez questão de pagar pessoalmente a conta do hotel no qual ficou hospedado enquanto aguardava ser escolhido como novo líder da Igreja Católica. Um detalhe: o hotel pertence à própria igreja.

Contrário ao consumismo e defensor da humildade, Francisco é conhecido há muitos anos como o papa dos pobres. Desde o início de sua trajetória religiosa, ele apoia programas sociais; contesta políticas de livre mercado e demonstra grande preocupação com as pessoas em situação de vulnerabilidade, colocando-as como iguais e realizando, por diversas vezes, afirmações como “o meu povo é pobre e eu sou um deles”, para explicar, não somente a preocupação, mas também sua escolha por uma vida simples.

Conheça o livro: "Ao lado de João Paulo II - o que dizem seus amigos e colaboradores

Curiosidades sobre Jorge Mario Bergoglio

Algumas peculiaridades e curiosidades sobre Francisco se tornaram públicas e bastante comentadas quando ele assumiu o papado. São elas:

1) Antes de se tornar papa e antes mesmo do sacerdotismo, Jorge Mario Bergoglio estudou farmácia e trabalhou como técnico químico. Somente depois disso optou pelos estudos de teologia e filosofia, em paralelo à formação como padre.

2) No início da vida adulta, Bergoglio enfrentou uma dura pneumonia e precisou retirar uma parte de um dos pulmões, mas é garantido que o procedimento não causou problemas para a sua longevidade e boa saúde;

3) Desde 1990, o atual papa não assiste televisão. É fã de futebol e está sempre atento às notícias de seu time de coração, mas percebeu que não precisava da TV como entretenimento depois de cumprir uma promessa que havia feito para Nossa Senhora do Carmo.

O que mudou na Igreja Católica com a chegada do Papa Francisco?

O papado de Francisco vem sendo marcado pelo uso mais frequente e profissional das redes sociais, principalmente do Twitter, e pelo usufruto destas redes, por parte do próprio papa, para alcançar mais pessoas e se comunicar com o mundo, de fato, como uma nação. Além disso, desde que Francisco assumiu é constatada uma retomada da afeição dos fiéis à Igreja Católica, consequência, principalmente, das mensagens mais coerentes transmitidas pelo sacerdote tanto nas redes sociais, quanto em suas falas em público. E sobre os mais diversos temas. Especialistas e estudiosos das religiões dizem que Francisco foi eleito justamente com o objetivo de aproximar mais a Igreja Católica dos seus fiéis.

Para assistir na TV

Neste Dia do Papa (29) fica como sugestão o longa Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles e exibido pela Netflix. O filme aborda as histórias de Bento XVI ainda durante o seu papado e de Bergoglio quando cardeal, antes de assumir a liderança da Igreja Católica. São razões para assistir Dois Papas, independente de sua fé:

- a atuação impecável dos intérpretes dos sacerdotes, Jonathan Pryce como Papa Francisco e Anthony Hopkins como Bento XVI;

- os detalhes de enredo, roteiro e direção bastante fidedignos;

- segundo o próprio diretor, a agenda política adotada por Francisco, determinante para a gravação.