As lições de fé e sabedoria de Edith Stein

Co-padroeira da Europa e mártir do povo judeu cristão, Edith Stein ficou conhecida pelo Papa Francisco como uma mulher de diálogo e esperança, que buscou a Deus com honestidade e amor. Conheça sua história!

por Cibele Lana   publicado às 00:00 de 15/10/2020, modificado às 17:40 de 15/10/2020

Co-padroeira da Europa e mártir do povo judeu cristão, Edith Stein ficou conhecida pelo Papa Francisco como uma mulher de diálogo e esperança, que buscou a Deus com honestidade e amor. Canonizada por João Paulo II, no final do século passado, a Santa Teresa Benedita da Cruz teve sua história marcada pelo conhecimento e pela fé, mas infelizmente também pelo momento de sua morte: ela foi assassinada pelos nazistas nas câmaras de gás do Campo de Concentração de Auschwitz, em 1942.

A Ilustre Filha de Israel

Edith Stein nasceu na Polônia e viveu toda a infância de acordo com as tradições judaicas. Aos 13 anos, deixou o judaísmo e se tornou agnóstica, mantendo a crença até os 30 anos, idade com a qual leu pela primeira vez a autobiografia de Teresa d’Ávila, principal incentivo para a sua conversão ao catolicismo. Logo após ser batizada como Santa Teresa Benedita da Cruz, tornou-se uma Irmã Carmelita.

Por sua origem, ela foi levada junto à sua irmã de sangue, Rosa, ao Campo de Concentração de Auschwitz, durante a 2ª Guerra Mundial. Um jornalista que teria a encontrado na área de triagem nazista afirmou que Edith era alguém grande e espiritualmente forte, que não acreditava no tamanho do sofrimento causado pelos nazistas aos judeus. Teresa Benedita recusou ser ajudada pelo jornalista e transferida para outro lugar, dizendo que não tiraria vantagem de seu batismo e assumindo a mesma sorte de seu povo.

Em Auschwitz, a santa ofereceu sua vida pela libertação do povo judeu, pela conversão da Alemanha e salvação das almas. Então, tornou-se testemunha do valor da vida e revigorou a fé.

Filósofa, poeta e escritora

Edith Stein estudou história e se tornou doutora em filosofia antes mesmo de seguir o caminho religioso. Ela está entre os filósofos mais brilhantes da primeira metade do século XX; fez traduções de textos e escreveu seus próprios livros. Além disso, redigia poemas para os sobrinhos. Ainda antes do batismo, participou de conferências sobre o valor da mulher para a sociedade da época e adicionou os pensamentos à sua obra “A mulher: sua natureza e missão”.

Para Benedita, vida é vocação

Santa Teresa Benedita da Cruz dizia que o lugar de cada um de nós depende de nossa vocação, uma resposta obtida através da oração. Essa foi somente uma das várias lições deixadas por ela. Outro ensinamento, por exemplo, é o de que a razão deve ser tida como algo vivo, histórico, inclusivo e que ultrapassa seus próprios limites, mas é acolhida pelo Mistério responsável por engrandecê-la.

Um nome cada vez mais presente

Até hoje, a religiosa exerce forte influência nos princípios e nas atitudes de muitas pessoas. Por isso, nós, da Cidade Nova, disponibilizamos para compra online o livro Na Força da Cruz, escrito por Frei Patricio Sciadini. Nele estão contidos trechos de diários, cartas, escritos e poemas de Santa Teresa Benedita da Cruz – Edith Stein –, todos relacionados aos momentos de questionamento e às análises de convicções espirituais e reflexões sobre princípios morais e motivações fundamentais ocorridos durante a vida da mártir do povo judeu. Cada detalhe deste livro é iluminado pela fé que levou Benedita a comprovar a força da cruz de Cristo.