Religião / Mov. Focolare
  

Despedida de Padre José Sometti

Homem de fé e bondade, neste domingo, 18, demos adeus e agradecemos pela vida de Pe. Sometti.

por Web Master   publicado às 17:47 de 19/04/2021, modificado às 16:04 de 25/11/2021

Neste domingo, dia 18 de abril, nos despedimos do Padre Giuseppe Sometti, 86 anos. Entusiasta da Espiritualidade da Unidade e dono de uma mente e um coração voltado ao intelecto e à juventude, Pe. José Sometti - como era conhecido no Brasil - nasceu em 17 de março de 1935, na cidade de Illasi, na Itália, mas mudou-se para terras brasileiras em 14 de Abril de 1973, atendendo ao chamado do saudoso Papa João XXIII.

Sua partida ao paraíso nos rememora a eterna gratidão que o Movimento dos Focolares terá por sua vida doada completamente a Deus e aos irmãos, em especial os mais vulneráveis. Toda sua obra transbordante de amor paterno do Pai a muitas crianças e terá continuidade na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz - Talita Kum (ANSPAZ), onde fundou e trabalhou desde 1989. 

Em 2012, Pe. José Sometti participou de um momento para seminaristas, sacerdotes diocesanos e religiosos de várias congregações, que se reuniram em duas escolas de formação, na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). Foram dias de aprofundamento espiritual, cultural e teológico à luz do carisma da unidade. Três anos depois, esteve novamente em Ginetta para uma Mesa Redonda do Congresso Sacerdotal, no qual compartilhou suas experiências da vida no carisma da unidade à serviço da igreja. Um momento rico e inspirador.

O velório aconteceu no Santuário Nossa Senhora Rainha da Paz, em Itapetininga, com celebração da Santa Missa, seguindo todos os protocolos de segurança orientados pelas autoridades sanitárias. Na manhã desta segunda-feira (19), o Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, presidiu a Missa de Exéquias e em seguida Pe. Sometti foi sepultado na Capela Localizada nas dependências da ANSPAZ. 

Além de sua intensa dedicação à igreja, Pe. Sometti foi autor de duas obras literárias publicadas pela Editora Cidade Nova: Você é aquilo que pensa e Salvar a Criança, fortemente ligadas com sua formação em Psicologia e seu trabalho com crianças e adolescentes.
  
Acreditamos que seu olhar permanece a interceder pelos pequeninos e pequeninas que tanto amou e por todos nós do Paraíso. Gratidão, Pe. José Sometti.

Tags:

Mariáplis Celeste, Pe. José Sometti, Mariapolitas celestes