Religião / Teologia
  

Afinal, como ler a bíblia?

por Luis Henrique Marques   publicado às 00:00 de 15/09/2021, modificado às 17:39 de 23/09/2021

Na terceira edição da Ekklesia, entrevistamos a biblista e irmã Zuleika Silvano, religiosa paulina, doutora em Teologia Bíblica e membro do SAB, que nos deu algumas dicas para ajudar pessoas que estão pouco familiarizadas a ler a bíblia. Você confere o passo a passo a seguir.

Metodologia simples

“Todo batizado deve viver um processo catequético contínuo”, declara irmã Zuleika Silvano. Ela diz que há muitos católicos que investem pouco na própria formação catequética, que deve ser para a vida toda. 

“Muitos acabam achando que o que aprenderam quando crianças na catequese é suficiente”, afirma. 

O fato é que a vida é dinâmica, assim como os estudos bíblicos e a própria religião. Por isso, o hábito da leitura bíblica precisa ser contínuo. Nesse sentido, para ajudar as pessoas pouco familiarizadas com essa prática, ela propõe uma metodologia simples de leitura e reflexão bíblica. Eis os passos que irmã Zuleika sugere, inspirada no método de leitura orante:

 

1 - Escolha um texto pequeno da Bíblia. Leia antes as informações sobre o livro escolhido que constam na introdução do texto e nas notas de rodapé. Isso vai ajudá-lo a compreender os contextos histórico, literário e teológico daquele texto.

2 - Em uma segunda leitura, se prenda aos detalhes, busque o significado de palavras desconhecidas, especialmente levando em conta o contexto histórico e literário em que o texto foi escrito.

3 - Pergunte-se o que o texto lhe diz, buscando compreender qual seria a ou as mensagens que ele oferece. 

4 - Faça uma oração inspirada no texto.

5 - Pergunte-se o que o texto lhe provoca em termos de mudança de mentalidade e atitude, de transformação de vida. 

 

Faça tudo com tranquilidade, sem pressa. Não se preocupe em chegar logo a interpretações, mas permita que Deus o ilumine aos poucos.